Intranet Uenf Retorna a página principal da UENF Acesso ao Webmail da UENF
Apresentação


O Centro de Ciências do Homem abrange um espaço de conhecimento e saber destinado a examinar as atividades humanas e sociais em sua complexidade, descrevendo e explicando seu processo de desenvolvimento. Para levar adiante essa tarefa, o Centro conta com quatro unidades, denominadas laboratórios, as quais organizam e direcionam as atividades de docência e pesquisa. Destacamos dois, o Laboratório de Estudos do Espaço Antrôpico (LEEA) e o Laboratório de Estudos da Educação e da Linguagem (LEEL) âmbitos institucionais que, atualmente, constituem a base de sustentação acadêmica e científica do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais.
Ao conceber e formular o Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais/PPGPS, seus idealizadores procuraram manter-se fieis aos princípios que haviam orientado a criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Convém, nesse sentido, recordar que presidiu a gênese da UENF a necessidade de se dotar o Norte Fluminense de um grande centro de produção acadêmica e científica capaz de graças à sua excelência, contribuir de forma relevante para a mudança do perfil social e econômico dessa Região. A escolha de um programa de orientação multidisciplinar na Área de Políticas Sociais foi, portanto, uma opção decorrente da missão institucional prescrita no projeto original da UENF que envolvia aos pesquisadores da área de Ciências Humanas e Sociais do Centro de Ciências do Homem - CCH com a necessidade mais premente da Região: prover as instituições e aos atores sociais locais de massa crítica em condição de analisar sua complexa realidade social, contribuindo para a formulação de políticas públicas pertinentes.
Nesse sentido, a opção por um programa de caráter multidisciplinar permite o pleno aproveitamento das potencialidades de um corpo docente altamente capacitado, cujas distintas formações acadêmicas no campo das Ciências Humanas e Sociais favorecem interações inovadoras e criativas, no esforço de produzir uma compreensão articulada dos processos políticos, sociais, econômicos e culturais, em curso no Norte Fluminense. 

# Site compatível com INTERNET EXPLORER OU MOZILLA FIREFOX