Profª Eliana Crispim Franca Luquetti

Eliana CrispimProfª Associada IV

Doutora em Linguística /  Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2008)

CV Lattes

e-mailelinafff@gmail.com

Áreas de interesse: Educação, linguagem, sociolinguística, linguística centrada no uso, políticas linguísticas, prática e formação docente.

Disciplinas ministradas:

• Licenciatura em Pedagogia: Conteúdo e metodologia do Ensino da Educação Infantil; Leitura e Interpretação de textos I, Didática.
  • Programa de pós-graduação em Cognição e Linguagem: Linguística; Educação e Linguagem; Tópicos Avançados em Linguística: Linguagem e Sociedade.
  • Coordenadora das Disciplinas: Conteúdo e Metodologia de Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, Português Instrumental I e II e Conteúdo e Metodologia do Ensino da Educação Infantil.

Projetos:

• “A importância da Linguística na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a Capacitação de Professores para a formação de leitores na escola”/PROEX
  • “O processo de ensino e aprendizagem de leitura, escrita e oralidade e suas implicaturas na formação e escolar e papel docente”/PIBIC.
  • “Políticas de língua e de leitura: formando leitores na escola”/PIBID

Grupo de pesquisa:

GETIC – Grupo de Estudos da Educação, Tecnologia da Comunicação e Informação – O objetivo do  projeto é investigar a linguagem na sua diversidade de referências sociocognitivas sob o ponto de vista da interação entre os sujeitos envolvidos em formas de representação, dos efeitos do social nas formações discursivas, das redefinições sígnicas e contextuais envolvidas na aplicação das novas codificações tecnológicas e nas aplicações sociais dos universos linguísticos.

Tel de contato: 27397301