Iniciação Científica

A implantação do programa de Iniciação Científica (I.C.) possibilita aos alunos desta Universidade acesso à cultura científica e é apresentado logo nos períodos iniciais da graduação. Os objetivos deste programa são introduzir o aluno no ambiente de pesquisa e inovação, incentivar novos talentos na graduação, estimular a permanência do aluno na Universidade até a conclusão do Doutorado, entre outros. No período compreendido entre 2006 e 2013,  centenas de alunos de Engenharia foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica (veja aqui!), alcançando-se assim um universo de 87,43% dos alunos da graduação desta Instituição. Pode-se afirmar que o envolvimento efetivo dos alunos de graduação em Engenharia Civil nos projetos é o principal parâmetro para o sucesso do programa. Este é o mote que impulsiona esta Instituição a buscar cada vez mais o direcionamento precoce destes para o desenvolvimento da curiosidade científica .

Principais linhas de pesquisas:

Geotecnia:

  • Modelagem Numérica, Tratamento de Dados e Sistemas Inteligentes em Geotecnia (início: 1994)
    Modelos constitutivos para materiais geotécnicos. Aplicação do método de elementos finitos e do método das diferenças finitas em obras geotécnicas. Utilização de análise limite Lógica fuzzy e estatística em obras geotécnicas (dutos, barragens etc.).
  • Investigação Geológico-Geotécnica (início: 1994)
    Estudo das propriedades, caracterização, alteração e alterabilidade de materiais geotécnicos.  Investigação de campo e laboratório. Mapeamento e estudo de matérias primas e incorporação de resíduos para a indústria cerâmica. Caracterização de maciços rochosos.
  • Geotecnia Ambiental (início: 1997)
    Estudo do impacto ambiental ao meio físico por ações antrópicas – contaminação do solo e da água subterrânea. Gestão de recursos hídricos e hidrogeologia de bacias hidrográficas.

Estruturas / Materiais:

  • Modelagens Numéricas e Simulações Computacionais (início: 1996)
    Modelagem computacional e desenvolvimento de formulações com o Método dos Elementos Finitos (MEF) e com o Método dos Elementos de Contorno (MEC), bem como o uso de técnicas de otimização estrutural.
  • Dimensionamento e Análise Experimental de Estruturas (início: 2000)
    Estudos sobre a constituição dos materiais para atender a aplicações específicas, objetivando o melhor desempenho de  materiais utilizados na engenharia.
  • Materiais e Tecnologias Não Convencionais (início: 1998)
    Desenvolve-se nesta linha de  pesquisa projetos que tem como objetivo a pesquisa de novos materiais e novas tecnologias na área de engenharia civil.