Análise de Capacidade de Carga ao arrancamento de dutos enterrados em Areia

Professor: Fernando Saboya Albuquerque Junior
E-mail: saboya@uenf.br
Área de atuação: Geotecnia

Resumo: Nos dias de hoje, é comum que sejam utilizados dutos para o transporte de produtos como petróleo, gasolina, óleo diesel e gás natural. Os dutos são geralmente enterrado visando evitar problemas, tais como: isolamento térmico, proteção mecânica e em alguns casos, interferência em atividades pesqueiras. Estão sendo feitos estudos para determinar o comportamento de elevação das tubulações em função da profundidade de enterramento, grau de compactação e tipo de solo. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a capacidade de elevação dos dutos para propor um novo sistema de ancoragem com geogrelhas como uma alternativa para melhorar a resistência ao levantamento e inibir o afloramento dos tubos, o que pode comprometer a operação do gasoduto. Tais problemas ocorrem devido à proximidade com o lençol freático e também porque o óleo é bombeado a altas temperaturas e o duto se expande, como não pode aumentar de tamanho, devido ao seu comprimento muito grande, ele flamba para cima, podendo ocasionar acidentes devido a sua proximidade com a superfície. A ideia da ancoragem da geogrelha aos dutos, vem justamente aumentar essa resistência ao levantamento. Ensaios já feitos anteriormente na centrifuga da UENF com geogrelhas de 2 e 3 D mostram resultados positivos e satisfatórios com relação ao uso desse material como uma medida simples, barata e direta para melhorar a resistência à elevação dos tubos enterrados. Através do prévio estudo já realizado, pôde-se perceber que o estudo do arrancamento dos dutos enterrados é de suma importância, uma vez que se ocorrer pode ocasionar acidentes e prejuízos para as empresas desse ramo.