Anderson Paiva Bernacchi e Marlon Lacerda França

Projeto de Dimensionamento do Novo Mercado Municipal para o Município de Campos dos Goytacazes

Orientador:
Prof. Sergio Luis González Garcia
Co-orientador:
Prof.Gines Arturo Santos Falcon
Comissão Examinadora:
Prof. Patrícia Habib Hallak
Engº. Luiz Gabriel Sarmet Moreira Smiderle
Prof. Gines Arturo Santos Falcon
Prof. Sergio Luis González Garcia

Data da Defesa: julho de 2007

Resumo: Este trabalho tem por objetivo o dimensionamento de um novo Mercado Municipal para Campos dos Goytacazes, considerando-se que o projeto é de grande importância para a comunidade que se acostumou aos serviços prestados pelo atual mercado e que, porém, sente a necessidade de uma nova estrutura, com áreas mais amplas, principalmente para estacionamentos.
A escolha deste projeto foi motivada pelo fato do atual Mercado Municipal de Campos não atender mais às necessidades da população local, assim como a população flutuante que visita o Município. Considera-se que tal obra terá grande significância sócio-econômica satisfazendo aos anseios dos habitantes, já que proporcionaria comodidade, higiene, conforto e segurança.
Para a escolha da localização do novo Mercado Municipal, levaram-se em conta alguns fatores relevantes, destacando-se, entre outros: o fácil acesso aos comerciantes, consumidores e visitantes; aumento significativo do número de vagas para estacionamentos; diminuição do fluxo de veículos no centro da cidade; e a mínima interferência no cotidiano do Município. Todas estas razões, juntas, parecem ser atendidas pela área e localização, pré-definidas pelo projeto anterior do Prefeito Arnaldo Vianna à época de sua gestão, deste projeto.
O dimensionamento foi realizado em aço estrutural para a cobertura, treliças e vigas de contraventamento, e de concreto armado para os pilares e fundações, considerando-se as solicitações atuantes. O projeto estrutural foi desenvolvido com base nos conceitos assimilados durante o curso de graduação.

Download aqui!