Cristiano Pena Miller, Leandro Rosa Barbosa e Maikon Caetano Ramos Pessanha

Prof. Frederico Terra de Almeida
Prof. Sergio Luis González Garcia

Data da Defesa: Maio de 2005

Resumo: Foi escolhido para tema deste Trabalho Final de Curso de Bacharelado em Engenharia Civil o projeto de uma ponte em concreto armado, com o intuito de consolidar os conhecimentos obtidos no decorrer do curso. Para tal fim, foi utilizado para aplicação destes conceitos a Rodovia Linha Azul que se encontra em construção, no Município de Macaé no Estado do Rio de Janeiro, e intercepta três cursos d’água.
A Rodovia Linha Azul consiste na continuação da pavimentação da Estrada do Imburo, interligando-a com o entroncamento do Trevo da Ajuda de Cima, perfazendo uma extensão de 7,5 km de pista dupla, iluminação, urbanização e ciclovia. No local também serão feitas as drenagens de águas pluviais e a construção de três pontes, como se trata de pista dupla, serão construídas seis pontes no total.
O objetivo deste empreendimento é funcionar como uma via de contorno, desafogando o trânsito no centro da cidade e na Ponte Ivan Mundim, que liga o Centro ao bairro da Barra.
Como objeto de estudo deste trabalho foi escolhida a ponte que transpõe o Canal Virgem Santa, por apresentar certos fatores que tornam mais complexos os seus cálculos, como o fato da mesma possuir superelevação e sua localização esconsa em relação ao canal.
Aqui serão apresentados todas as considerações, dados, memórias de cálculo utilizadas no projeto e dimensionamento, assim como todos os respectivos memoriais descritivos e detalhes, desenhos contendo cortes, detalhamentos e vistas, que sejam necessários ao bom entendimento do mesmo como um todo.

Download aqui!