Materiais Rochosos

Os materiais rochosos, antes de serem extraídos das jazidas ou pedreiras, apresentam-se num estado de degradação equilibrado com o meio, o qual foi atingido num intervalo geológico de tempo, ou seja, de centenas a milhares de anos. Após extração e aplicação em uma obra, ocorre a mudança do meio. Assim, a rocha passa a sofrer transformações buscando uma nova condição de equilíbrio.
A velocidade de degradação no novo meio depende da susceptibilidade da rocha à degradação. Deste modo, a velocidade de degradação da rocha vai depender das características do material, do meio externo e do tempo de exposição. Neste sentido, rocha pode sofrer degradações em um intervalo de tempo que pode variar de milhares de anos a poucos meses.
A composição mineralógica, a textura e a estrutura dos materiais rochosos, aliados a condicionantes geológicos definem seu grau de resistência quando submetidas a condições ambientais adversas ou quando atacadas por substâncias agressivas.
As pesquisas desenvolvidas nesse sentido visão a determinação das características de matérias rochosos usados em enrocamentos, lastros e ornamentos. As pesquisas desenvolvidas sobre esse tema:

 Teses de Doutorado:
1 – Paulo C. A. Maia. Avaliação do comportamento Mecânico e de Durabilidade de materais de Enrocamento. 2001

Dissertações de Mestrado:
1 – Rayssa Lopes Mendonça. Avaliação do Colapso de Enrocamentos devido a Alteração da Rocha Constituinte. 2014.
2 – José Luiz Ernandes Dias Filho. Avaliação da Durabilidade de Rochas através de Ensaios de Desgaste. 2012.
3 – Marconi Neves Sampaio. Estudo da Compressibilidade e Alterabilidade do Material de Enrocamento através de Procedimentos de Laboratório. 2008.

Iniciação Científica:
1 – Juliana Pessin. Avaliação da Durabilidade de Materiais Geotécnicos – Enrocamentos. 2014.
2 – Pedro Nolasco Castro Nascimento. Avaliação da Durabilidade de Materiais Geotécnicos – Enrocamentos. 2011.
3 – Isabel Valadão Crispim. Avaliação de Procedimentos de Laboratório para Determinação de Parâmetros de Projeto de Aterros de Enrocamento. 2008.