Oficina de Ensaios Especiais em Geotecnia

A oficina de pesquisa e ensino de ensaios especiais em geotecnia é aparelhada com diversos equipamentos destinados ao estudo de diversas propriedades dos solos, rochas e cerâmicas. Nesta Oficina são desenvolvidos estudos de investigação em diversas obras e engenharia, tais como: estabilidade de taludes e contenções, fundações, capacidade de carga de maciços, recalques, barragens de terra e fluxos, dentre outras. Esta Oficina vêm desenvolvendo estudos geotécnicos desde 1994 e é composta de equipamentos devidamente capacitados para realização dos seguintes ensaios:

Cisalhamento Direto Adensado, Rápido e Lento;
Cisalhamento de Torção (Ring Shear);
Permeabilidade à Carga Constante;
Permeabilidade à Carga Variável;
Adensamento Unidimensional (Oedométrico);
Compressão Triaxial do Tipo UU – Rápido – Não Consolidado, Não Drenado;
Compressão Triaxial do Tipo CIU – Adensado Rápido –Consolidado, Isotropicamente, Não Drenado; Compressão Triaxial do Tipo CID – Adensado Lento – Consolidado, Isotropicamente, Drenado; dentre outros.

A oficina de ensaios especiais possui também tanques para o desenvolvimento de modelos reduzidos de obras de engenharia geotécnica.
A Oficina possui sistema de produção de água destilada e deaerada que permite o transporte da água para diversos reservatórios do LECIV utilizando-se se sistema por ar-comprimido.
Todos os equipamentos de ensaios possuem sistema de aquisição de dados automático. Este sistema, ainda em fase experimental vai permitir  a execução dos ensaios de forma dinâmica e confiável. Destaca-se que os dados provenientes dos ensaios serão disponibilizados em página da Internet para monitoração a longa distância da evolução dos ensaios.
Para visualizar os resultados obtidos, dos ensaios feitos no programa LabView, clique no link abaixo. Mas antes, faça o download do pluggin (20 Mb) no link Download.