Visita técnica à plataforma da Odebrecht realizada por alunos do LENEP/UENF

Um grupo de vinte alunos do curso de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo do LENEP, participou, em 17/06/2016, de uma visita técnica realizada pela Odebrecht Óleo e Gás na plataforma ODN TAY IV, uma plataforma utilizada na fase de perfuração de poços de petróleo de até 9.100 metros de profundidade com lâmina d’água de até 2.400 metros.

Durante a visita, os alunos puderam vivenciar o regime de trabalho offshore, passando por um treinamento de segurança e conhecendo rotinas de operação e funcionamento de equipamentos de algumas áreas da plataforma, tais como o sistema de posicionamento dinâmico que mantem a plataforma praticamente estática durante o processo de perfuração de um poço por meio da ação de vários propulsores, o sistema que bombeia fluidos para dentro do poço perfurado, separadores de cascalhos trazidos do subsolo e a coluna de perfuração, além dos sistemas de distribuição de energia que alimentam toda a plataforma, inclusive os equipamentos de perfuração.

A visita foi organizada pela Coordenadora do Curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Profa. Georgiana Feitosa da Cruz e contou com o apoio dos Professores Fernando Diogo Siqueira e Ingridy Santos Lopes e do Técnico de Nível Superior, Laercio Lopes Martins.

Figura 1. Alunos e Professores do LENEP/UENF visitam as instalações da sonda ODN TAY IV da Empresa Odebrecht Óleo e Gás.