Apresentação

Laboratório de Sanidade Animal – Hospital Veterinário/UENF

 

Chefia do LSA: Márcio Manhães Folly

E-mail: follyma@uenf.br, marciofolly@yahoo.com.br

Telefone: + 55 (22) 2739-7350

Secretaria: + 55(22) 2739-7056

 

O Laboratório de Sanidade Animal (LSA) foi criado em julho de 1994 juntamente com os trabalhos de estruturação física da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), tendo como principais objetivos executar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, notadamente as de “extensão assistencial”. Com espaço físico adequado estabelecido no Hospital Veterinário/UENF está constituído pelas seções de: Doenças Infecciosas (Virologia e Viroses, Bacteriologia e Bacterioses, Micologia e Micoses), Parasitologia e Doenças Parasitárias.

Setor de Bacteriologia

Nas atividades assistenciais à comunidade vem realizando o diagnóstico, o controle e o tratamento das principais enfermidades infectocontagiosas e parasitárias,  dos animais domésticos de produção e de companhia, nas mesorregiões Centro, Norte e Noroeste Fluminense, o que tem permitido desmistificar e, ao mesmo tempo, estabelecer, com bases técnico-científicas, o perfil das patologias regionais (Enzootias). Este perfil permite direcionar melhor as temáticas de maior ocorrência e interesse da comunidade local, constituindo em projetos isolados e/ou linhas de pesquisas do Laboratório.

Setor de Micologia

Setor de Micologia

No momento o LSA, desenvolve pesquisas particularmente envolvendo as principais doenças de importância zoonótica que acarretam grandes perdas financeiras para o agronegócio nacional nas linhas de raiva, mastite bovina e caprina, tristeza parasitária bovina, fasciolose bovina, diarréia viral bovina, diarréia em bezerros, pitiose equina, lesões por fungos e micotoxicoses, artrite encefalite caprina, criptosporidiose, dentre outras.

Setor de Virologia

O LSA tem interagido também junto às micro-usinas e cooperativas de leite nos municípios de Campos dos Goytacazes, Macuco, São João da Barra e Quissamã com o intuito de melhorar o estado sanitário e a produtividade dos rebanhos leiteiros, atuando na análise microbiológica e identificação de resíduos de antibióticos presentes no leite, contribuindo para a melhoria da qualidade do leite destinado ao consumo humano e a produção de seus derivados.

 

Setor de Parasitologia

Setor de Parasitologia

Cursos de extensão universitária têm sido oferecidos à comunidade acadêmica e aos profissionais da área, ressaltando sempre temas voltados para os problemas regionais, no que tange ao diagnóstico e tratamento das patologias de interesse médico veterinário.

Núcleo de Parasitologia em Produção Animal

Núcleo de Parasitologia em Produção Animal

 

O LSA tem como prioridade melhorar o atendimento laboratorial  ao Hospital Veterinário da UENF e às clínicas veterinárias das mesorregiões Norte, Centro e Noroeste Fluminense, e principalmente, intensificar os serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Secretaria

 

 

 

 

 

 

 

Laboratório de Sanidade Animal – Hospital Veterinário / UENF

INFORMAÇÕES: Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias – Laboratório de Sanidade Animal Av. Alberto Lamego, 2.000 – Horto 28.013-602 – Campos dos Goytacazes – RJ Tel. (22) 2739-7056.

 

 


Laboratório de Sanidade Animal
Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602