18/07/19

LOGO-ASCOM-INFORMA-176-x-1821

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 18 de julho de 2019

Pesquisa levanta prejuízos causados pelo Aedes no campus

A professora Maria Angélica da Costa Pereira, do Laboratório de Sanidade Animal (LSA) do CCTA/UENF, está coordenando uma pesquisa que tem por objetivo medir os prejuízos causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dentro do campus da UENF. Além de um questionário que busca coletar informações junto à comunidade universitária, a pesquisa engloba ainda a coleta de larvas do mosquito através de armadilhas espalhadas pelo campus.

“Queremos saber de que forma estas doenças estão afetando a produtividade dentro do campus”, explica a professora. Feitas de garrafas pet, as armadilhas vão mostrar os locais onde há maior incidência do mosquito dentro do campus. “Outras pesquisas com armadilhas parecidas já foram feitas na UFMG e UFRRJ. Sabe-se que a cada nove larvas coletadas, há uma pessoa infectada naquele ambiente”. Veja aqui como são construídas as armadilhas, idealizadas pelo professor Malouri Cabral, da UFRJ.

Segundo Angélica, estão sendo pesquisados inseticidas naturais para serem utilizados nos locais onde houver maior presença de larvas do mosquito. Ela observa que  o uso do popular “fumacê” deve ser evitado, pois, além de ser prejudicial à saúde e matar outras espécies, não tem efeito sobre o Aedes. (Saiba mais sobre o fumacê aqui.) A pesquisa será encerrada em setembro e os resultados deverão ser relatados em um artigo científico.

Angélica pede a toda a comunidade universitária — funcionários, alunos e bolsistas — que preencham o formulário online. Para acessá-lo, clique aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra