25/07/19

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 25 de julho de 2019 – nº 3.916

Curso aborda resistência a antibióticos na pecuária

14ª Semana do Produtor Rural da UENF prossegue até sexta-feira com a oferta de 85 cursos 

Uma das atrações da última quarta-feira, 22/07/19, da 14ª Semana do Produtor Rural da UENF (Seprodur) foi o curso “Resistência a antibióticos na pecuária e seus desafios”. Coordenado pelo professor Olney Motta, do Laboratório de Sanidade Animal (LSA) do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF, o curso teve por objetivo esclarecer e enfatizar a importância do uso adequado dos antibióticos na pecuária. Segundo Olney, a desenfreada aprovação de diversos agrotóxicos no atual governo aumenta ainda mais as possibilidades de surgimento de microrganismos resistentes a antibióticos. Quando isso acontece, afirma, “esta poderosa arma que foi desenvolvida para combater os micróbios acaba sem a efetiva ação e seleciona indivíduos resistentes”.

Olney explica que os resíduos de diversos produtos agrícolas, somados ao uso de drogas comerciais convencionais desenhadas para o combate de bactérias e fungos (humanos e animais), trazem para os consumidores dos mais variados produtos, sejam de origem vegetal ou animal, assim como aos pacientes hospitalizados ou não, um risco de contraírem infecções por estes micróbios.

“Estes riscos aumentam devido ao contato destes micróbios com resíduos de produtos (base dos agrotóxicos, por exemplo) presentes na água e solo e, em alguns casos, pelo descarte de antibióticos no ambiente, que, ao serem absorvidos por bactérias e fungos, acabam por contribuir para a geração de indivíduos resistentes a diferentes produtos, entre eles os antibióticos comerciais”, explica o professor. “Na pecuária, seja ela de grande escala ou não, a responsabilidade de uso indevido desses princípios ativos antimicrobianos, sem o devido controle e conhecimento das suas consequências, pode favorecer o incremento desses micróbios multirresistentes aos antibióticos e a sua dispersão no ambiente”.

Segundo Olney, o curso teve por objetivo esclarecer aos produtores rurais, tanto os que lidam com produção vegetal ou animal, que há uma grande responsabilidade associada ao uso de medicamentos nos animais, bem como o uso de pesticidas nas lavouras. “Na ponta do consumo, estão os indivíduos que, sem saber do risco que correm, acabam por serem colonizados ou por contrairem infecções por microrganismos potencialmente fatais e que serão dispersos no ambiente onde vivem ou em ambientes hospitalares, que impactam ainda mais o sistema de saúde pública local”, diz.

Iniciada na última segunda-feira, 22/07/19, a 14ª Semana do Produtor Rural da UENF (Seprodur) prossegue até a próxima sexta-feira, com a oferta de um total de 85 minicursos voltados, prioritariamente, para os produtores rurais da região. Veja aqui a lista completa dos cursos que estão sendo oferecidos durante a 14ª Seprodur.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Vitor Sendra