15/08/19

Campos dos Goytacazes, quinta-feira, 15 de agosto de 2019 – nº 3.920

UENF comemora 26 anos nesta sexta-feira

Será realizada nesta sexta-feira, 16/08/19, às 14h30, no Centro de Convenções, Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) em homagem aos 26 anos da UENF. Durante a cerimônia, serão realizadas homenagens a servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade.

Dentre os homenageados, estão os servidores aposentados Antônio Moacyr de Freitas Maravilha, Valentina Nogueira Morais Martins, José Accacio da Silva e Tânia Virgínia de Souza e Silva. Serão homenageados ainda um servidor docente e um técnico de cada Centro, Prefeitura e Reitoria da UENF.

Pela Prefeitura da UENF, receberá a homenagem o servidor Manoel Paixão Azeredo. E pela Reitoria, os servidores Fúlvia Maria D’Alessandri e Rodrigo Soares Manhães.

Pelos Centros, serão homenageados os seguintes servidores: Paula Mousinho Martins e Nelielson Manhães Pessanha (CCH); Carla Sobrinho Paes de Carvalho e Alexandre Pio Viana (CCTA); Luís Carlos Dutra de Souza e Thiago Motta Venâncio (CBB); e Laíse Vasconcelos Tougeiro e Carlos Eduardo Novo Gatts.

Durante a Sessão Solene, haverá a apresentação do Coral da Universidade.

“Sábado na UENF” na quadra do CCH

Os organizadores do evento “Sábado na UENF” se reuniram na última quarta-feira, 14/08/19,  na sede do Sintuperj, na UENF, para definir os últimos detalhes para a realização do evento neste sábado, 17/08/19, das 9 às 15 horas, na quadra do Centro de Ciências do Homem (CCH). O “Sábado na UENF” fará parte da programação do aniversário de 26 anos da UENF, que será comemorado nesta sexta-feira, 16/08/19.

O evento contará com Feira Agroecológica, comercialização de diversos produtos de vestuário, artesanatos, plantas, livros, alimentação, cerveja artesanal, entre outros itens de consumo; além de divulgação científica, doação de mudas de árvores, aferição de pressão arterial, vacinação de animais, agendamento de carteira de trabalho, emissão de 1ª via de carteira de identidade, balcão de emprego, design de sobrancelha, cabeleireiro, barbeiro, maquiagem, contação de histórias para crianças, exposição de carros antigos e apresentações culturais, entre outras atrações.

O “Sábado na UENF” é organizado pelo coletivo Bazar UENF, Sintuperj, Reitoria da UENF, Prefeitura da UENF, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF, Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP) da UENF, Associação dos Servidores da UENF (ASSUENF) e Fórum de Economia Solidária de Campos, em parceria com a Prefeitura de Campos.

(Texto e fotos: Wesley Machado)

UENF tem polo de vacinação antirrábica até o final de setembro

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) criou dois polos fixos para realizar a Campanha de Vacinação Antirrábica e um deles fica no Hospital Veterinário da UENF – o outro está localizado na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A ação teve início na última segunda-feira, 12/08/19, e vai até o dia 26 de setembro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30, em ambos os locais.

A imunização é indicada para animais a partir dos quatro meses de vida. Para vacinar, é preciso que os animais estejam sadios. Também é aconselhado que, na hora da vacinação, os gatos sejam levados ao local de vacinação em caixas de transporte e os cachorros com coleira, peitoral ou guia. Na hora da vacina, os responsáveis pelos animais precisam ser maiores de idade.

Quando o assunto é a saúde dos animais, o Hospital Veterinário da UENF é referência em Campos. É o que destaca a diretora do Hospital, a professora Helena Hokamura, que também ressaltou o longo período da Campanha. “Aqui tem um território muito amplo, de fácil acesso e de conhecimento da população. Quando se fala de animais na cidade, a UENF é referência; e o polo de vacinação se torna extremamente importante. A UENF está contribuindo no controle da raiva urbana”, disse Helena.

Além dos polos estratégicos, a equipe do CCZ também realiza a vacinação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sede do CCZ, localizada no espaço da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), na Avenida Presidente Vargas, nº 180, no bairro da Pecuária.

(Texto: Gabriel Torres)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra