04/09/19-II

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 04 de setembro de 2019 – Nº 3.928 – 2ª Edição

Raul e Carlão disputam 2ª turno nas eleições da UENF

O 2º turno das eleições para a escolha do reitor e vice-reitor da UENF será disputado pelas chapas 10 e 11, formadas, respectivamente, pelos professores Raul Ernesto Lopez Palacio/Rosana Rogrigues e Carlos Eduardo de Rezende (Professor Carlão)/Juraci Aparecido Sampaio. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, 04/09/19, pela Comissão Eleitoral, após a análise dos critérios de desempate, uma vez que, na votação realizada ontem, as chapas 11 e 12 ficaram empatadas em 2º lugar.

Segundo o artigo 349 do Regimento Interno da UENF, “nas eleições e processos de escolha ou indicação de que, como candidatos, participarem membros do corpo docente, sempre que houver empate, será considerado eleito, entre os de maior titulação, o mais antigo no exercício do magistério na UENF e, no caso de persistir o empate, o mais idoso”.

O presidente da Comissão Eleitoral, professor Sérgio Arruda, explicou que os dois candidatos a reitor que ficaram empatados no 2º lugar  — Carlos Eduardo de Rezende e Enrique Medina-Acosta — também empataram nos critérios de titulação (ambos são doutores) e tempo de exercício do magistério (ambos ingressaram no cargo de professor da UENF em 03 de maio de 1999). No entanto, no critério “mais idoso”, o candidato Carlos Eduardo de Rezende saiu na frente, pois sua idade é 11 meses maior do que a de Enrique Medina-Acosta. Veja aqui a Ata da reunião que definiu o resultado do 1º turno das eleições.

A Comissão prorrogou por um dia o prazo para interposição de recursos, que, segundo a Resolução 01/2019, deveria terminar às 18h de hoje. Com o novo prazo, os recursos referentes à votação do 1º turno deverão ser entregues no Protocolo da Reitoria até as 18h de amanhã, 05/09/19. A Comissão deverá analisar os recursos num prazo de 24 horas.  Cabe ainda recurso das decisões da Comissão Eleitoral ao Conselho Universitário da UENF (CONSUNI).

O 2º turno das eleições para reitor e vice-reitor da UENF será realizado nos dias 14/09/19, nos polos Cederj, e 17/09/19, nos campi de Macaé e Campos dos Goytacazes.

No 1º turno, a chapa 10 ficou com 41,70% dos votos, enquanto as demais chapas (11 e 12) empataram, com o percentual de 28,52% cada uma. A eleição teve um total de 1868 votos válidos, sendo 250 votos de docentes, 405 votos de técnicos e 1213 de discentes. Foram contabilizados 10 votos brancos e 26 votos nulos.

Veja os planos de gestão de cada chapa e outras informações no site da UENF.

Veja a Ata

Raul foi chefe de Gabinete da atual reitoria

Raul Palacio

Professor associado da UENF desde 2003, Raul Ernesto López Palacio, candidato a reitor na chapa 10, ocupou o cargo de chefe de Gabinete da atual Reitoria até junho deste ano, quando se inscreveu como candidato. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele atua no Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Possui Graduação em Química pela Universidad de La Habana e mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp.

Nascido em Cuba, Raul foi coordenador do curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais no período de 2007 a 2012. Representou o CCT na Comissão Interna de bolsas de Iniciação Científica da UENF (PIBIC) de 2006 a 2013. Atuou ainda como representante da Graduação no Conselho de Centro do CCT de 2008 a 2010 e foi membro do Colegiado Acadêmico da UENF de 2012 a 2015.

É coordenador do Programa de Extensão “UENF Portas Abertas”, que inclui três projetos: “Conhecendo a UENF”; “UENF Digital”, e “UENF Rede Social”. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, materiais compostos, polímeros, caracterização e avaliação mecânica.

Rosana Rodrigues

Rosana Rodrigues, candidata a vice-reitora na chapa 10,  é professora associada da UENF desde 1999 e ocupou o cargo de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF da atual gestão até junho deste ano. Engenheira agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rosana é mestre em Fitotecnia também pela UFRRJ e doutora em Produção Vegetal pela UENF. De 2003 a 2004, fez pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida.  Atualmente, Rosana é vice-líder de grupo de pesquisa do CNPq na área de Recursos Genéticos Vegetais. Atua ainda como Cientista do Nosso Estado pela Faperj e bolsista de produtividade nível 1 B do CNPq.

Rosana foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF (Nota 6 – Capes) de 2013-2015.  Atuou como assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF e Coordenadora do PIBIC/CNPq/UENF nos períodos de 2002 a 2003 e 2005 a 2007. Foi membro da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) de agosto de 2009 a agosto de 2011. Atualmente é membro do Conselho Superior da Faperj. Atua principalmente nas áreas de Melhoramento de Plantas, Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura, Resistência de Plantas a Doenças e Interação Planta-Patógeno. 

Carlão ajudou a criar o Laboratório de Ciências Ambientais

Carlos Eduardo de Rezende

Conhecido na UENF como professor Carlão, o professor Carlos Eduardo de Rezende — candidato a reitor pela chapa 11 — é graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Maria Thereza, tem especialização em Oceanografia Química pela UFF, mestrado em Geociências pela UFF e doutorado em Ciências pela UFRJ. Participou como pesquisador associado na Universidade de Washington do Grupo de Geoquímica Orgânica liderado pelo professor John I. Hedges. É pesquisador de Produtividade Científica desde 1993 e participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (Transferências de Material na Interface Continente – Oceano) do Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia. Também recebeu recentemente o título de Cientista do Nosso Estado concedido pela Faperj.

Na UENF desde sua fundação, em 1993, Rezende esteve à frente, junto com outros pesquisadores, da criação e consolidação do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA). Na Universidade, ocupou o posto de vice-reitor de 1999 a 2002; de pró-reitor de Graduação de 1999 a 2001; e de diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) de 2003 a 2007.

Juraci Aparecido Sampaio

Sua experiência profissional envolve a dinâmica de poluentes metálicos, nutrientes, composição elementar e isotópica da matéria orgânica e biomarcadores na interface dos ecossistemas terrestres e aquáticos. Tem atuado nas áreas de Ecologia Aplicada, Manejo e Conservação Ambiental de Recursos Naturais, Oceanografia Química e Geoquímica e Biogeoquímica de Ecossistemas Aquáticos.

Juraci Aparecido Sampaio, candidato a vice-reitor pela chapa 11, é bacharel em Física pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Física pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Física Aplicada pela Unicamp e em Materials & Engineering Physics, pelo Ames Laboratory (Estados Unidos).

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Fototérmicas, Mecânicas, Ópticas, Térmicas e Acústicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: vidros óticos especiais e fósforos luminescentes. Rodrigo tem o título de Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Vitor Sendra