10/09/19

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 10 de setembro de 2019 – Nº 3.928

7ª Jornada em Políticas Sociais comemora os 20 anos do PPGPS

A 7ª Jornada em Políticas Sociais foi aberta na manhã desta terça-feira, 10/09/19, no Auditório Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH), na UENF. O evento comemora os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS/UENF) e vai até a quarta-feira (11/09). A Jornada tem como temática “Participação e Regulação: Projetos Integradores em Políticas Sociais” e, além das mesas de debate, conta com a presença do Bazar da UENF e do Projeto Caminhos de Barro na Sala de Vidro.

A mesa de abertura foi composta, além do reitor Luís Passoni, pela coordenadora do PPGPS Denise Terra, o diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH) Marcelo Gantos, a pró-reitora de Pós-Graduação Maura da Cunha e a representante discente Ana Cassia Teixeira.

Logo após a abertura, teve início mesa em homenagem aos 20 anos do PPGPS, com os ex-professores da UENF Ailton Mota e Sônia Nogueira, diretora do CCH à época da implantação do Programa. Além desses, compuseram a mesa as professoras Simone Teixeira e Sílvia Alícia, representando a coordenação em diferentes momentos, a professora Paula Mousinho como mediadora e a egressa do Programa Clarissa Alexandra Guajardo.

Durante a tarde, acontece a mesa do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (UNIFESSPA, UFPR e UENF) e à noite o Museu Histórico de Campos recebe o VI Seminário Itinerante Franco-brasileiro, com visita à exposição fotográfica “Rio Paraíba e a Cidade”.

Na manha de quarta, às 08h30, tem início mesa dos alunos do PPGPS que foram premiados/homenageados no IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG) 2019, banner e oral. Na parte da tarde, às 14h, acontece a mesa composta pelos coordenadores dos projetos integradores Pescarte, Territórios do Petróleo e Mulheres na Pesca, com apresentação dos resultados de pesquisas pelos alunos do PPGPS que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo pesquisas no âmbito desses projetos. No encerramento da Jornada ainda serão lançados livros sobre os projetos Pescarte e Territórios do Petróleo.

I Simpósio de Saúde Mental na Universidade de 01 a 03/10

A UENF realiza de 01 a 03/10/19, no Centro de Convenções, o I Simpósio de Saúde Mental na Universidade. O evento, que tem como público-alvo alunos, professores e técnicos universitários, além de interessados no tema saúde mental, contará com a participação de professores e pesquisadores da área, além de assistentes sociais e psicólogos de diversas instituições de Campos dos Goytacazes (UENF/UFF/IFF/FMC) que trabalham com acolhimento e tratamento na Universidade.

Segundo a professora Verusca Reis, que está organizando o simpósio, a ideia surgiu a partir do “I Simpósio de Saúde Mental do Norte e Noroeste Fluminense”, realizado no ano passado, no qual houve uma mesa sobre esta temática. “O evento visa debater um tema tão caro e delicado sobre o adoecimento psíquico do corpo discente, docente e técnico dentro das universidades. Além disso, estamos começando um projeto de extensão, sob a coordernação do professor Leonardo Miguel (LCL), sobre Rodas de Conversa sobre Saúde Mental”, explica Verusca, que atua no Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da UENF (LCL/CCH).

A abertura do evento ocorre na terça-feira, 01/10/19, às 9h, com a palestra do professor da Universidade Federal de Sergipe, André Faro, intitulada “O Mal Estar na Universidade”. Outro destaque é o professor André Mendonça (IMS/UERJ), que na quarta-feira, 02/10/19, às 10h, participa da mesa-redonda “Produção acadêmica, métrica e saúde mental”, ao lado dos professores da UENF Verusca Reis e Leonardo Miguel.

As mesas abordam diversos temas ligados à saúde mental, como “Saúde mental e extensão universitária”, “Atendimento e tratamento na estrutura acadêmica”, “Angústia, dor e adoecimento na Academia”, “Acolhimento e encaminhamento na universidade” e “Trabalhamos juntos e adoecemos juntos: por que razões?”.

O I Simpósio de Saúde Mental na Universidade é voltado para o público discente, docente e técnico, mas todos que se interessarem pela temática estão convidados a participar. As inscrições são gratuitas para ouvintes e estão sendo realizadas no site do evento. Somente quem for apresentar trabalhos nos Grupos Temáticos deve pagar a inscrição.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra