31/10/19

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 31 de outubro de 2019 – Nº 3.950

Villa Maria terá Cirandas de Conversa no FDP! 2019

O Festival Doces Palavras (FDP!) chega neste ano à sua terceira edição e teve programação divulgada na última segunda-feira, 28/10/2019. O evento, que começa no dia 02/11 e se encerra no dia 30/11, vai acontecer em 16 diferentes locais e um deles será a Casa de Cultura Villa Maria, no centro da cidade.

A Villa Maria vai receber três Cirandas de Conversa. A primeira, no dia 05/11 às 16h, tem como tema “Gestão Cultural na Univer[cidade]”. Estarão presentes: Aline Portilho, coordenadora de Cultura do IFF; Simonne Teixeira, coordenadora da Casa de Cultura Villa Maria; Bruna Gabriela Cardoso, do coletivo cultural Centro Vivo; e, como mediadora, a pesquisadora Clarissa Guajardo.

No dia 07/11, também às 16h, será debatido o tema “Divulgação científica para todos: O programa de extensão EdUENF Difundindo a Ciência”. Participam desta conversa Maria Cristina Gaglianone (Revista PIBIC-UENF), Alcimar das Chagas Ribeiro (Revista de Extensão da UENF), Karla Ferreira (projeto Nossos alimentos) e, como mediador, o professor Leonardo Miguel (LCL/UENF). Neste dia, haverá exposições dos projetos dedicados à divulgação de produções em pesquisa e extensão da UENF, havendo, na sequência, uma conversa com o público presente sobre os impactos das produções na formação dos estudantes, no desenvolvimento regional e na compreensão do papel da universidade.

A ciranda “Letramento acadêmico e o artesanato intelectual: aspectos do bem-estar nas universidades” acontece às 16h do dia 26/11. Jacqueline Deolindo (UNIFLU/UFF), Ricardo Ramos (PPGSP/UENF), Leonardo Miguel (LCL/UENF) e, como mediador Gerson do Carmo (LEEL/UENF) são os participantes da conversa.

A abertura do FDP! 2019 também acontece na Casa de Cultura Villa Maria no sábado, 02/11/2019, às 9h, quando o plantio de muda de Peroba Amarela marcará o início do Festival.

O Festival Doces Palavras acontece desde 2015 em anos ímpares, alternando com a Bienal do Livro de Campos, e tem curadoria da Associação de Imprensa Campista (AIC), Associação Campista de Letras (ACL) e Associação das Doceiras de Campos (ADC).

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra