01/11/19

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 1º de novembro de 2019 – Nº 3.951

Professor Molina será o pró-reitor de Graduação da UENF

Manuel Antonio Molina

O professor Manuel Antonio Molina, do Laboratório de Engenharia de Produção do Centro de Ciência de Tecnologia (LEPROD/CCT), será o pró-reitor de Graduação da UENF na próxima gestão. O anúncio foi feito ontem à tarde pelos professores Raul Palacio e Rosana Rodrigues, reitor e vice-reitora eleitos para os próximos quatro anos.

Molina, que atualmente ocupa o cargo de diretor da Agência UENF de Inovação (AgiUENF), vai substituir a professora Marina Suzuki, à frente da  Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) desde 2016. O nome do(a) futuro(a) diretor(a) da AgiUENF deverá ser divulgado nos próximos dias.

Molina possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Administração de Empresas pelo Instituto Centroamericano de Administración de Empresas – INCAE Business School (Alajuela, Costa Rica) e Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Nascido no Panamá, Molina veio para o Brasil em 1981 e, em 1993, naturalizou-se brasileiro. Desde 2006, é professor associado da UENF, onde atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção no período de novembro de 2010 a janeiro de 2016. Neste ano, passou a ocupar o cargo de Diretor da AgiUENF.

Atuando desde 2010 como avaliador do Ministério da Educação (MEC), Molina espera levar toda a experiência nesse trabalho para a PROGRAD. “Nos últimos nove anos, venho avaliando cursos de graduação de diversas universidades federais e particulares em todo o País. Todo esse trabalho me proporcionou uma visão importante sobre as exigências do MEC e quais as questões que precisam avançar na UENF”, diz.

Rosana Rodrigues, Raul Palacio e Manuel Molina

Uma de suas metas prioritárias é implantar a Comissão Permanente de Avaliação, prevista na Lei nº 10;861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A Comissão será composta por representantes dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos, além da sociedade civil, e tem por objetivo dar voz aos diversos atores, levantando os problemas e buscando soluções para o aperfeiçoamento institucional.

“Este será um importante instrumento de gestão. Como estabelecer qualquer política dentro da Universidade se não sabemos a opinião das pessoas que estão aqui dentro?”, disse Molina. Segundo ele, a avaliação deverá ser semestral e com um sistema que possibilite rapidez quanto às ações e resultados.

Outra meta é a criação do Fórum Permanente de Estudantes, que tem por objetivo estabelecer um canal contínuo de diálogo entre a PROGRAD e os alunos. Segundo Molina, o Fórum será composto por dois estudantes de cada um dos cursos da UENF, presenciais e semi-presenciais. “Embora os diversos colegiados da Universidade tenham a participação de estudantes, este não pode ser o único meio. A PROGRAD precisa se aproximar mais dos estudantes”, afirma.

“Precisamos passar a limpo a Graduação da UENF. Vamos valorizar A Graduação da mesma forma que a Extensão e a Pós-Graduação.  Precisamos de alguém à frente da PROGRAD que trate os estudantes com carinho, respeito e saiba dialogar. Uma Universidade sem estudantes não é uma universidade”, disse Raul.

“Estamos felizes por Molina ter aceitado o convite. Ele vai ter um papel preponderante dentro desta gestão, pois reúne todas as prerrogativas para fazer a diferença na história da UENF. Tem um currículo expressivo na área, é uma pessoa bastante acessível e tem uma mente aberta para as mudanças de cenário que teremos pela frente”, afirmou Rosana.

20ª Semana Acadêmica de Engenharia da UENF

Chega à sua 20ª edição a Semana Acadêmica de Engenharia da UENF. O evento será realizado do dia 04 ao dia 08/11 no Centro de Convenções da UENF. A Semana Acadêmica de Engenharia da UENF vai ser dividida entre as Engenharias (Engenharia de Produção, Engenharia de Metalúrgica e Materiais e Engenharia Civil), com palestras, minicursos e visitas técnicas.

A palestra de abertura da 20ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UENF tem como tema o “Capitalismo Consciente”, e será proferida por Maurício Vasconcellos. Entre as diversas palestras e minicursos durante a semana, no dia 05/11 haverá uma visita técnica na Ambev (Campo Grande – RJ), Coca-Cola (Rio de Janeiro), Halliburton (Macaé) e Corbion (Campos dos Goytacazes).

A 20ª Semana Acadêmica de Engenharia Metalúrgica e de Materiais também conta com diversos palestrantes, entre eles o professor Gustavo Henrique Bolognesi Donato (UNIFEI), o professor José Marcos Sasaki (UFC) e o professor Roberto de Avillez. Uma das visitas técnicas será à UnderWater Group, que foi criada para oferecer serviços e treinamentos para a indústria Onshore e Offshore.

A 20ª Semana Acadêmica de Engenharia Civil da UENF oferece um total de 13 palestras e 3 minicursos. Entre os diversos palestrantes está o arquiteto Lucas Barbosa, com a palestra “Compatibilidades – A relação entre Arquitetos e Engenheiros na construção de uma nova Perspectiva”, a Engenharia Civil também irá disponibilizar visitas técnicas no dia 07/11.

Semana Acadêmica de Ciências Sociais de 04 a 08/11

A 21ª edição da Semana Acadêmica de Ciências Sociais da UENF começa nesta segunda-feira, 04/11/19, e vai até a sexta-feira, 08/11/19. O evento tem como tema “Ciências Sociais em crise: Novos contextos da política nacional” e, além das mesas de debate, terá também minicursos. Os resumos de trabalhos devem ser enviados até o dia 02/11 (clicando AQUI) e apresentados no dia 05/11.

A mesa de abertura na segunda-feira, às 10h, vai debater os avanços do conservadorismo e os impactos na crise das Ciências Sociais. No mesmo dia, à tarde, acontecem outras duas mesas de debate: às 14h sobre o desmatamento e seus impactos na sociedade e às 16h sobre a reforma da previdência e suas consequências.

O minicurso de Antropologia Visual, às 9h, abre a programação do dia 05/11. Às 14 começam as apresentações de trabalhos. O dia 06/11 será só de minicursos: Percursos de pesquisa: experiências e expectativas às 9h e Ensino em Ciências Sociais pelo olhar decolonial às 14h. A Semana se encerra na sexta-feira com a mesa sobre o Future-se e seus impactos na ciência e tecnologia.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Vitor Sendra