05/11/19

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 05 de novembro de 2019 – Nº 3.953

Abertura Unificada das Semanas Acadêmicas

Marina Suzuki e Luis Passoni

Com a participação de alunos e professores da UENF, foi realizada na tarde de ontem a abertura unificada das Semanas Acadêmicas dos cursos de Graduação da Universidade. A cerimônia contou com a presença do reitor da UENF, Luís Passoni; da pró-reitora de Graduação da UENF, Marina Suzuki; e do reitor do IFFluminense, Jéfferson Manhães, que ministrou a palestra intitulada “Desafios da Educação na Era Digital”.

A pró-reitora de Graduação da UENF disse que as Semanas Acadêmicas surgiram para dar protagonismo ao corpo discente da Universidade. As Semanas Acadêmicas, realizadas todos os anos no mês de novembro, são organizadas por comissões formadas por alunos dos diversos cursos de Graduação da Universidade.

“Parabéns às Comissões Organizadoras. Este trabalho mostra a resiliência das instituições de ensino superior, que vêm sendo atacadas de todos os lados. Estamos mostrando que as Universidades vieram para ficar e ficarão mais se fizerem o seu trabalho”, disse Marina.

Lembrando que este é o último grande evento de sua gestão, o reitor Luís Passoni disse que toda a infraestrutura  da Universidade está colocada à disposição dos estudantes para a realização das Semanas Acadêmicas.

“É importante que continuemos insistindo, perseverando. Só assim vamos conseguir superar as dificuldades e retomar o caminho do crescimento da sociedade e das universidades. Esta só existe dentro de um projeto de nação”, afirmou.

Jéfferson Manhães

Em sua palestra, o reitor do IFFLuminense disse que 65% das crianças que estão entrando hoje na escola trabalharão em funções que ainda não foram criadas. Em seguida, ele mostrou o quanto as novas tecnologias na área de informática, à medida que simplificam muitas tarefas até então exclusivamente humanas,  estão alterando o cenário do mercado de trabalho em todo o mundo.

Jéfferson expôs vários avanços tecnológicos, como a “internet das coisas”, que permite vislumbrar um futuro não tão distante em que as geladeiras poderão se auto-reabastecer, fazendo compras online no supermercado. Citou também os comprimidos com chips voltados para idosos, que detectam se a pessoa realmente ingeriu um medicamento, além do uso de nanorobôs para  levar as drogas, com precisão, às células cancerígenas, evitando que células normais sejam atacadas.

Segundo Jéfferson, a automação, que no início afetou a classe operária, agora já é uma ameaça também à classe média. Ele citou, por exemplo, a criação de um software que é capaz de diagnosticar as doenças sem a presença de um médico. Também já existem nos Estados Unidos, segundo ele, softwares capazes de realizar até 90% das tarefas dos advogados. “Grandes empresas como a Apple e a Google já não exigem mais diploma. Estão mais interessados no que a pessoa sabe fazer”, disse.

I Workshop de Ecologia da UENF em 09 e 10 de novembro

Será realizado nos dias 09/11 e 10/11/19 o I Workshop de Ecologia da UENF, que tem como objetivo principal permitir uma melhor compreensão de conceitos fundamentais de Ecologia e promover a interação entre alunos de graduação e pós-graduação. O evento será realizado no Auditório IV do Centro de Convenções da UENF.

O Workshop será ministrado por estudantes de pós-graduação do Programa de Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UENF e é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino que queiram aprofundar seus conhecimentos de Ecologia.

Nos dois dias, o evento ocorre de 8h as 17h30, com diversas palestras sobre ecologia geral e ecologia de populações, comunidades e ecossistemas. Os temas abordados serão relacionados às linhas de pesquisa do PPGERN.

As inscrições do I Workshop de Ecologia da UENF podem ser realizadas no site e vão até amanhã, 06/11/2019. Os alunos que estiverem presentes em mais 75% das atividades receberão certificado de participação, com um total de 16h acadêmicas.

Veja a a programação:

Jornada Nacional de Língua Portuguesa nesta quarta-feira

A 14ª edição da Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa vai acontecer nesta quarta-feira, 06/11/2019, no Centro de Ciências do Homem (CCH) na UENF. O evento vai contar com palestras, mesas redondas e minicursos relacionados à língua portuguesa.

A palestra de abertura, “Fios, tramas e texto: a literatura como metáfora da formação humana”, às 9h, será ministrada pela professora Andressa Teixeira Pedrosa Zanon (IFF). Às 11h30, acontece o lançamento do livro “Maria Alice Barroso, um nome para lembrar: a identidade regional de uma autora nacional” organizado pela professora Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt (UNIFSJ) e tem como coautoras Luiza Lanes, Adriene Mello, Thayone Soares e Larissa Finamore (UNIFSJ).

A programação da tarde terá, às 14h30, a mesa redonda “Literatura, cinema e discurso literário”, com os professores Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt, Analice de Oliveira Martinis, Sérgio Arruda, Thereza Christina Cruz e Roosevelt Maia. Depois, acontece o recital de poesias de Lucia Miners.

A Jornada Nacional de Língua Portuguesa é organizada pela professora Eliana Crispim França Luquetti (IFF) e pelo professor Sérgio Arruda (UENF), em parceria com Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL), e tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (PGCL) da UENF.

Veja o folder do evento aqui. Para saber mais, acesse o site do CiFEFiL.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra