07/11/19

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 07 de novembro de 2019 – Nº 3.955

Professor Olney continua na PROEX

Olney Vieira da Motta

Reitores eleitos anunciam o segundo pró-reitor que irá atuar em sua gestão

O professor Olney Vieira da Motta será o pró-reitor de Extensão da UENF nos próximos quatro anos, dando continuidade ao trabalho que vem fazendo desde 2016. O nome do segundo pró-reitor que irá compor a administração superior da UENF na gestão dos professores Raul Palacio e Rosana Rodrigues foi anunciado na última terça-feira. O primeiro, anunciado semana passada, foi o futuro pró-reitor de Graduação, Manuel Antonio Molina.

“Não podíamos pensar em um nome melhor e mais experiente para comandar a PROEX. A extensão da UENF sempre foi muito forte, mas ele teve a competência, dedicação e inteligência para elevá-la ainda mais. O nome da UENF viaja muito mais longe, atualmente, em função de uma série de ações que foram muito bem planejadas e executadas pela equipe que teve à frente a liderança do professor Olney”, disse Rosana.

Olney assumirá uma PROEX voltada exclusivamente para a Extensão Comunitária, uma vez que a futura gestão deverá criar uma Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários. “Com isso, a extensão da UENF vai crescer ainda mais e ser ainda mais forte”, disse Rosana.

Segundo Raul, um dos maiores desafios da PROEX nos próximos quatro anos será a implantação da creditação da extensão universitária. “Para isso vamos colocar a UENF cada vez mais em contato com a sociedade. Essa interação será fundamental para que a marca UENF seja cada vez mais reconhecida como promotora do desenvolvimento”, disse.

“Fico honrado em ter sido convidado, pois creio que o nosso trabalho contribuiu para essa escolha. Desde março 2016, quando fizemos a nossa primeira feira de ciências, posso arriscar a dizer que a UENF ficou bem mais popular. Isso a gente vê em nossas idas às escolas, praças, associações de moradores. Até o final do ano estamos com a agenda cheia. Mas isso só foi possível porque tive uma assessoria capacitada”, disse Olney.

Olney, Raul e Rosana

Segundo Olney, o trabalho de pró-reitor é feito com muita satisfação. “Digo sempre onde vamos que os nossos reitores apoiam a extensão de forma inequívoca. Isso não acontece em outras universidades. Pra mim, é motivo de muito orgulho pertencer à UENF, por isso a gente trabalha com muito prazer. Foi assim que conseguimos superar os momentos difíceis nessa gestão”, afirmou.

Ele ressaltou que a creditação da extensão será um desafio não só da UENF, mas de todas as universidades. Segundo o professor, a creditação vai impulsionar ainda mais a interação com a comunidade. “Não é uma extensão feita dentro da instituição. Não vamos ficar ensinando extensão. Vamos fazer o que já fazemos, só que todos os alunos precisarão ter 10% de extensão em seus currículos. Isso vai ser muito bom”.

Segundo Olney, será feito um trabalho junto com as Pró-Reitorias de Graduação e de Assuntos Estudantis e Comunitários para conscientizar os alunos sobre  a importância de atuar em projetos fora da Universidade.  Na sua opinião, é importante que os alunos da UENF interajam com os alunos de ensino médio, pois, como são jovens, têm a mesma linguagem.

“Nas idas às escolas públicas, são os nossos alunos que têm que falar com esses jovens. Numa cidade como Campos, nosso desafio é conseguir trazer esses jovens para dentro da Universidade. Precisamos fortalecer cada vez mais a ideia de que a UENF pertence a todos”, disse.

Antes de se tornar professor da UENF, Olney foi estudante de mestrado (Produção Animal) e doutorado (Biociências e Biotecnologia ) na própria Universidade. Em 2001, fez concurso para técnico de nível superior e para professor, sendo aprovado nas duas provas. Optou pela vaga de professor, passando a atuar no Laboratório de Sanidade Animal (LSA). De abril de 2007 a abril de 2015, atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal. Olney, também atua como coordenador da região sudeste no Fórum de Pró-Reitores de Extensão e como representante da Câmara de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Municipais e Estaduais (Abruem).

IV Workshop Bio EAD UENF: Extensão para EaD: ações e desafios

Será realizado nesta sexta-feira, 08/11/19,  a partir das 9h, no Auditório II do P4, o IV Workshop Bio EAD UENF: “Extensão para EaD: ações e desafios”.

Durante o evento, serão discutidas ações para a inclusão de atividades de extensão na matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD UENF – CEDERJ, pensando no perfil de formação dos estudantes no presente e para o futuro.

“A realização deste evento é uma oportunidade de pensarmos em conjunto e trocarmos ideias e experiências para que tenhamos ações que possam atender à creditação das atividades de extensão para os discentes do curso”, diz a coordenadora do curso, professora Claudete Santa Catarina. A professora conta com a presença de todos os que desejarem participar e contribuir com o tema.

O evento contará com a participação dos docentes, discentes e mediadores do curso, assim como, de representantes das Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UENF e da Fundação Cecierj – Consórcio CEDERJ.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra