09/11/19

Campos dos Goytacazes (RJ), sábado, 09 de novembro de 2019 – Nº 3.957

Maura Da Cunha será pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Maura Da Cunha

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF (PROPPG) será liderada, nos próximos quatro anos, pela professora Maura Da Cunha, do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT). O nome da futura pró-reitora foi anunciado na tarde de ontem pelos professores Raul Palacio e Rosana Rodrigues, eleitos, respectivamente, reitor e vice-reitora da UENF para o período 2020-2023.

“Na escolha dos pró-reitores, buscamos sempre os melhores currículos e a professora Maura é uma dessas pessoas. Ela está entre os pesquisadores mais destacados desta instituição. Ela é Cientista do Nosso Estado e Bolsista de Produtividade Nível 1C do CNPq. Dentro de sua área, ela é referência no País. A professora Maura entende muito bem o relacionamento do pesquisador com as agências de fomento”, disse Rosana.

Ela destacou ainda a capacidade da professora Maura em estabelecer parcerias, tanto dentro da Universidade quanto interinstitucionais. “É uma pessoa que tem um nome muito importante fora da UENF ligado a outras instituições pela capacidade de estabelecer parcerias, de realizar, construir pontes entre as pessoas. Para além do aspecto acadêmico e científico, tem o aspecto de relacionamento e grande capacidade de trabalhar em equipe e de ouvir as pessoas. Além disso, está na UENF desde o princípio, então conhece muito bem a Universidade e entende muito bem o seu papel no Estado e no País”, afirmou.

“Este é um momento em que todos precisamos trabalhar fortemente em defesa da ciência. A professora Maura é uma pessoa que já vem fazendo isso e terá todo o nosso apoio. Teremos que fazer um trabalho muito forte perante a Câmara dos Deputados e Alerj para conseguir colocar a ciência novamente no lugar que ela merece. E todo esse trabalho será feito junto com a PROPPG”, disse Raul.

Rosana, Raul e Maura

Maura veio para a UENF ainda como estudante de doutorado, junto com a equipe do professor Wanderley de Souza, que era seu orientador. A graduação em Ciências Biológicas foi feita na Universidade Santa Úrsula e o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2016, passou a atuar à frente da Secretaria Acadêmica da UENF, deixando o cargo há cerca de três meses para substituir a então pró-reitora, Rosana Rodrigues, quando esta se afastou para concorrer à eleição.

Maura disse que, entre suas metas, está melhorar cada vez mais o relacionamento da PROPPG com os alunos e ampliar a oferta de editais de pós-doutorado na UENF. Ela também pretende trabalhar junto aos Programas de Pós-Graduação visando à implantação do processo de autoavaliação, que é uma exigência da Capes. Um Fórum sobre o assunto deverá ser realizado ainda em dezembro.

Maura tem entre seus objetivos trabalhar na internacionalização da UENF, buscando recursos tanto nas agências nacionais quanto internacionais, bem como aproximando mais a PROPPG da Assessoria de Assuntos Internacionais e Institucionais (ASSAII).

O trabalho de integração com outras universidades em defesa da ciência, que já vem sendo feito, também está entre suas prioridades. Ela destacou que, como pró-reitora, tem participado ativamente do grupo “frente Rio”, que reúne os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação de todas as universidades fluminenses. “Nós nos reunimos todo mês e sempre que é necessário temos nos manifestado prontamente. A UENF tem sido muito atuante nesse trabalho e vamos continuar”, disse.

Segundo Maura, um dos principais desafios de sua gestão será tentar caminhar no sentido de, sem burocracia, conseguir flexibilizar a atuação da PROPPG junto às coordenações dos Programas de Pós-Graduação. “Precisamos de mais fluidez nesse processo”, disse.

Outro desafio, para ela, é estimular os professores que ainda não estão inseridos na pós-graduação a participarem dos Programas de Pós-Graduação, bem como buscar mecanismos para apoiar as publicações dos pesquisadores em periódicos renomados. “Essas publicações demandam recursos. Para isso já estamos planejando um Edital”, afirmou.

Maura foi coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UENF de 2000 a 2003 e editora de área (Botânica Estrutural) da Acta Botânica Brasílica de 2009 a 2011. Em 2007, recebeu o Prêmio Jovem Cientista do Estado do RJ – Faperj e em 2015 tornou-se Cientista do Nosso Estado Faperj.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra