29/11/19

Campos dos Goytacazes (RJ), sexta-feira, 29 de novembro de 2019 – Nº 3.965

Empresa Júnior Engloba capacita alunos para o mercado de trabalho

A Engloba é uma empresa júnior de consultoria em Engenharia formada pelos alunos da graduação da Engenharia Civil, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Agronômica da UENF. A empresa funciona sem fins lucrativos e tem como objetivo solucionar de modo eficiente, eficaz e econômico as demandas de seus clientes. Para isso, utiliza laboratórios da UENF com a ajuda de professores. A empresa fornece também treinamentos, qualificando, dessa forma, as habilidades técnicas dos alunos membros da empresa.

A Engenharia de Materiais oferece para os clientes  análise de corrosão; caracterização dos materiais;  ensaios mecânicos e  tratamentos térmicos. A Engenharia Agronômica é responsável pelo paisagismo;  análise de fertilidade do solo;  assistência técnica;  Cadastro Ambiental Rural (CAR);  horta vertical e urbana e irrigação. J[a  Engenharia de Produção oferece análise de mercado; gestão e planejamento; gestão financeira; logística e modelagem de processos. E a Engenharia Civil oferece  análise de solos;  dosagem de concreto; dimensionamento de fossas, filtros e sumidouros;  gerenciamento e planejamento de obras; instalações hidrossanitárias;  instalações elétricas;  legalização de obras;  orçamentos de obras;  planta arquitetônica e projetos estruturais.

Para a aluna Thaís Pessanha, a empresa júnior é uma forma de colocar em prática o que se aprende em sala de aula, levando soluções para os clientes. “Para os clientes, é a prestação de serviços de qualidade com o valor abaixo do mercado, desempenhado por alunos qualificados. Uma forma de aproximar o cliente de seu sonho de maneira acessível e eficiente”, explicou a estudante.

Para atuar na Engloba, o aluno deve passar por um processo seletivo. Podem participar estudantes de qualquer período das Engenharias de Produção, Civil, Materiais e Agronomia. O aluno deve realizar a inscrição online para que possa participar da dinâmica de grupo e da entrevista. Por fim, há um processo de treinee para que assim o aluno ingresse na empresa.

Muitas empresas já estão aderindo aos serviços da Engloba, como a FCC-Tarrio, que contratou a Engenharia de Materiais para ser responsável pela avaliação da espessura da câmara de corrosão numa região fraturada de estacas de um píer, localizado no Porto do Açu.  O Colégio Bittencourt já contratou os serviços da Engenharia de Produção e a Engenharia Civil foi responsável pela planta arquitetônica e pela legalização de obras da empresa Inova Telecom, dentre outras empresas.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra