03/12/19

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 03 de dezembro de 2019 – Nº 3.966

UENF tem ação de prevenção aos vírus HIV, AIDS e ISTs

A UENF realizou na última segunda-feira, 02/12/19, ações voltadas para o Dezembro Vermelho, o mês dedicado à mobilização de prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Durante todo o dia, foram realizados testes rápidos de diagnóstico para HIV e sífilis no térreo do prédio E1. E na hora do almoço, foi feita uma oficina com perguntas e respostas sobre HIV e AIDS no Restaurante Universitário. O evento é realizado pelo programa de extensão universitária DST/AIDS UENF em conjunto com Secretaria de Saúde de Campos.

A programação do Dezembro Vermelho continua nesta terça-feira, 03/12/19, com ação dialogada grupal, oferta de testagem e aconselhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento, das 9h às 16h.

A importância da prevenção e da testagem são destacadas por Maria Helena Barros, assistente social e uma das coordenadoras do programa DST/AIDS UENF, dado o aumento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis. “A sífilis está cada dia aumentando e é importante descobrir o quanto antes, principalmente as gestantes. O HIV teve uma subida no Brasil de 21%”, disse.

O Programa DST/AIDS UENF existe desde 1999 e visa disseminar informações qualificadas e atualizadas sobre as doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, por meio da implementação de ações de integração comunitária, dentro do enfoque da extensão universitária.

(Texto: Gabriel Torres)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra