19/12/19

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 19 de dezembro de 2019 – Nº 3.973

Inscrições abertas para o Pré-Vestibular Social Teorema

As inscrições para o ano letivo de 2020 do Pré-Vestibular Social Teorema da UENF estão abertas. O Pré-Vestibular Social Teorema é um curso gratuito preparatório para as provas de vestibulares e tem seu corpo docente formado por mestrandos, mestres e doutorandos da UENF.

Em 2019, 21 alunos que cursaram o Pré-Vestibular Social Teorema obtiveram aprovações em diversas instituições de ensino, tanto no âmbito público, quanto privado (UFF, UENF, UERJ/CEDERJ, FMC, USP, UFRJ, IFF e ISEPAM). O pré-vestibular é gratuito, porém é cobrada uma taxa de inscrição (R$ 30,00) e de matrícula (R$ 20,00), que será revertida em material para aula. A taxa de inscrição deve ser depositada na conta da FUNDENOR-UENF (C/c 48925-5 Ag 0005-1 Banco do Brasil).

Para se inscrever é necessário comparecer à secretaria do pré-vestibular, que funciona de 14h às 20h, de segunda a sexta, e está localizada no térreo do prédio P4, na UENF. O interessado deve levar o RG, comprovante de residência e comprovante do depósito da taxa de inscrição. As vagas são limitadas e serão preenchidas pela ordem de chegada. Após o preenchimento das vagas, será aberto um cadastro, onde os inscritos serão chamados em caso de desistência.

Projeto Caminhos de Barro lança novo site

Professor Jonas Alexandre

O projeto Caminhos de Barro está com novo endereço eletrônico. Para conhecer e comprar as peças de arte cerâmica do projeto, basta acessar caminhosdebarro.com.br. No site, além das peças de cerâmica, estão informações sobre o projeto, encomendas e contato.

O projeto tem sete núcleos, que ficam em escolas estaduais, municipais e no Asilo do Carmo. Segundo o coordenador do projeto, o professor da UENF Jonas Alexandre, são formados cerca de 500 alunos por ano nas oficinas semestrais do Caminhos de Barro.

Criado em 2000, o Caminhos de Barro é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UENF (PROEX/UENF) e foi idealizado com objetivo de criar um espaço alternativo e privilegiado para a formação artística, cultural e técnica da comunidade local, visando a construção de um espaço educativo para alavancar o processo de desenvolvimento econômico do Polo Cerâmico da região.

I Curso de Verão em Neurociências da UENF

O Grupo de Estudos em Neurociências (NeurUENF) e o Núcleo de Estudos em Biociências e Biotecnologia (NEBBIO) realizam em fevereiro o I Curso de Verão em Neurociências da UENF. O curso tem por objetivo difundir conhecimentos em Neurociências para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais nesta área de conhecimento.

Inicialmente, entre os dias 4 e 6 de fevereiro de 2020, haverá um curso de Introdução à Biologia Molecular e Técnicas Básicas Aplicadas a Neurociências (teórico e prático),  com práticas de preparo de amostras, extração de RNA, síntese de DNA  e análises de expressão diferencial de genes por RT-qPCR, apresentando uma carga horária de 20 horas. Na semana seguinte, entre 10 e 14 de fevereiro de 2020, estão programadas aulas teóricas de neurociência básica e palestras, totalizando 40 horas.

Entre os professores e palestrantes, estão pesquisadores da UENF e de outras Instituições como FIOCRUZ, UFF, USP e a Faculdade de Medicina de Campos dos Goytacazes (FMC).

Veja mais informações aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra