10/01/2020

LOGO-ASCOM-INFORMA-176-x-1821

Campos dos Goytacazes, sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Reitor e vice-reitora da UENF recebem os novos diretores de Centro

Esta semana marca o inicio de um novo ciclo na administração da UENF, com o inicio da gestão do reitor, Raul Palácio, e da vice-reitora, Rosana Rodrigues.  Como forma de iniciar os trabalhos junto à comunidade universitária, os novos gestores da universidade receberam, em reuniões individuais, os novos diretores de Centro. Na manhã da quarta feira, 08/01, foi recebido o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias (CCT). Na parte da tarde foi recebido Manuel Vasquez, diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA). Na quinta feira, 09/01, foram recebidos os diretores do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Vanildo Silveira e o diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Rodrigo Caetano.

O reitor da UENF, Raul Palácio, disse que o agendamento dessas reuniões foi muito importante para que pudessem conversar com cada diretor sobre as peculiaridades de cada Centro e compreender os planos para o futuro e as necessidades mais urgentes. “A ideia principal, que foi passada para cada diretor, é que o desenvolvimento do Centro significa o desenvolvimento da Universidade e a reitoria vai apoiar o desenvolvimento dos Centros por igual, mas sempre respeitando as peculiaridades de crescimento, nos próximos quatro anos”, destacou o reitor.

A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues destacou que foi uma semana muito proveitosa com essas reuniões com os diretores de centro. “Nós gostaríamos de ter uma proximidade muito grande com as diretorias de centro e com os laboratórios. Nós precisamos resgatar o protagonismo dos laboratórios eles precisam ter uma participação efetiva nas discussões sobre os rumos da universidade e no planejamento do futuro da nossa instituição.”

Para o diretor do CCTA, Manuel Vasquez, foi uma reunião muito importante pois tanto a reitoria quanto os diretores de Centro estão iniciando um ciclo de quatro anos e agora é a hora de traçarmos uma estratégia para nossa gestão, principalmente para o primeiro ano. “A Universidade está diante de uma nova possibilidade que é a descentralização de recursos com a implementação dos duodécimos, isso vai fazer com que os centros tenham uma responsabilidade administrativa muito maior, que tenham que se capacitar para a realização desse exercício. A reunião de hoje serviu para alinharmos o que é de interesse do centro e o que é de interesse da reitoria, para que possamos caminhar conjuntamente”, afirmou Manuel.

O novo diretor do CBB, Vanildo Silveira, disse que esse tipo de reunião, logo no quarto dia do ano, promove não só uma aproximação, ela promove também o comprometimento de ambas as partes com a gestão da universidade. “Dentro da gestão do CBB e da reitoria existe uma grande preocupação com o centro, com todos querendo o melhor para o seu centro, isso se concretizando a Universidade cresce”, finalizou Vanildo.

Oscar La Torre, diretor do CCT, ressaltou o caráter produtivo da reunião. “Tratamos de diversos assuntos, principalmente das futuras estratégias e ações visando o fortalecimento da UENF e alguns dos problemas que afetam o CCT. Uma ótima iniciativa da reitoria.

O diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Rodrigo Caetano, destacou a importância do diálogo neste momento. “Mais do que a confirmação do compromisso entre a reitoria e a comunidade acadêmica do CCH, destaco a atitude de uma conversa aberta e franca, de aproximadamente duas horas, na qual a sensibilidade tanto do Reitor quanto da Vice-Reitora, em relação as nossas demandas, revela a intencionalidade do diálogo ao longo da gestão”, afirmou Rodrigo.

As próximas reuniões com os diretores já serão realizadas dentro do calendário de reuniões ordinárias da UENF.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Gerente de Comunicação: Vitor Sendra