02/03/20

Campos dos Goytacazes, segunda-feira, 02 de março de 2020 – Nº 3.983

Aberta a Semana do Calouro UENF 2020

“A UENF só é universidade por causa de cada um de vocês. Vocês são a parte mais importante desta Universidade”. Desta forma, o reitor da UENF, Raul Palacio, deu as boas vindas aos novos alunos da Universidade na abertura da Semana do Calouro UENF 2020. Iniciado na manhã desta segunda-feira, 02/03/20, o evento se estende até sexta-feira, 06/03/20, com diversas atividades.

Em seu discurso, o reitor parabenizou os novos alunos que estão ingressando na UENF, destacando a importância desta conquista no cenário atual brasileiro. “No Brasil, 21% da população tem ensino superior. Dos jovens brasileiros, apenas 18% estão no ensino superior e, destes, somente 7% cursam uma universidade pública. Algo em torno de 1% destes estudantes estão dentro das 15 melhores universidades brasileiras. E vocês conseguiram”, disse, lembrando que a UENF é considerada a 15º melhor universidade do País segundo o MEC.

Raul Palacio, reitor da UENF

Raul Palacio observou que apenas 0,2% da população com ensino superior possui doutorado. “E vocês conseguiram ingressar em uma universidade onde todos os professores — cerca de 300 — são doutores. São esses professores que estarão com vocês na gradução, na extensão, na pós-graduação. Meu primeiro conselho para vocês é: grudem nos professores, procurem absorver todo o conhecimento que eles têm. O que o professor quer, principalmente na UENF, é que o aluno tenha interesse. E isso vai ser muito importante para o futuro de vocês”.

A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, disse que a Semana do Calouro UENF 2020 foi pensada como uma forma de valorizar o ingresso dos novos alunos. “Esta semana é para mostrar a dimensão desta conquista. Esta universidade é responsável por preparar vocês para o enfrentamento dos grandes desafios da humanidade. Queremos que vocês se sintam em casa. Vocês agora são parte desta Universidade, que é pública, mas não é de graça, pois é paga pelos impostos de todos nós. Cabe a todos nós cuidar bem dela”, disse.

Rosana Rodrigues, vice-reitora

Também participaram da recepção aos calouros os pró-reitores de Graduação, Antônio Molina; e de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Vieira; além da coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, Maria Cristina Gaglianone, que representou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maura da Cunha.

A cerimônia foi aberta pelo Coral da UENF, que apresentou três músicas: “Vilarejo” (Marisa Monte), “Falando de Amor” (Tom Jobin) e “Let It Be” (The Beatles). Na oportunidade, o coordenador do projeto de extensão que abarca o Coral da UENF, professor Márcio Folly, convidou os alunos a participarem do Coral, informando que os interessados poderão preencher uma ficha no Restaurante Universitário (R.U.).

Na parte da tarde, houve a abertura da exposição fotográfica “Diálogos com a Comunidade”, que traz fotos das Feiras de Ciências realizadas pela UENF, e apresentação do projeto de extensão de Capoeira. Também foi realizada uma apresentação sobre o Sistema Acadêmico da UENF e uma palestra sobre o tema “Inglês é pré-requisito”. A Aula Magna de 2020 será realizada nesta quarta-feira, com a participação do reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lódi.

Veja a programação da Semana do Calouro aqui.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .