11/03/20

Campos dos Goytacazes, quarta-feira, 11 de março de 2020 – Nº 3.989

Exposição ‘Forma e Verso’ em exibição no CCH

A biblioteca do Centro de Ciências do Homem (CCH/UENF) está recebendo desde o início do semestre letivo a exposição “Forma e Verso”, do escritor Ronaldo Junior. As obras combinam artes visuais e literatura por meio de releituras de obras clássicas da pintura mundial.

A exposição na UENF é a terceira montagem deste projeto, que já passou pelo Alecrim Café e ainda está no Shopping Boulevard. A proposta para o espaço na UENF foi a adequação das obras às paredes de entrada da biblioteca, levando um tom mais poético à área de estudos.

Além de conhecer a releitura de obras como “Abaporu”, de Tarsila do Amaral; “Candangos”, de Di Cavalcanti; “Latas de Sopa Campbell”, de Andy Warhol; e “A persistência da memória”, de Salvador Dalí, o visitante também pode conhecer as pinturas originais por meio de um QR Code disponível ao lado de cada quadro.

Segundo o autor, a intenção da exposição é “incitar o leitor/observador a ir além dos aspectos superficiais e buscar significados em si mesmo a partir das obras em exposição, que se transmutam ora em palavras, ora em figuras”.

No processo de confecção das obras, os textos são impressos em algodão cru por meio de uma impressora e levados a uma prensa térmica para secagem da tinta. Depois, o tecido é fixado em um chassi de madeira com grampos.

O autor

Ronaldo Junior é bacharel em Direito, licenciando em Letras – Português e Literaturas, poeta, contista e cronista. É membro da Academia Campista de Letras, da Academia Pedralva Letras e Artes, da Academia de Letras do Brasil (seção Campos) e de outras instituições. Em 2016, idealizou a exposição ‘‘Poesia: à procura de sentido’’ com poemas visuais, no Museu Histórico de Campos-RJ junto a outros dois poetas.

Por: Gabriel Torres – estagiário de Jornalismo.

Inscrições abertas para bolsistas no Edital PBEX  2020

A Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX inscreve de 11 a 20/03/20 para o processo seletivo de bolsistas do Edital PBEX 2020. Os candidatos inscritos passarão por entrevistas no período de 06 a 16/04/20 e a contratação dos aprovados ocorrerá a partir de 01/06/20.

Instruções gerais:

– o candidato deve escolher somente 01 projeto nas planilhas de cada Centro (perfil de bolsistas)

– o candidato deve observar atentamente os perfis e escolher somente 01 perfil dentro do projeto pretendido

– as inscrições devem ser feitas no LINK AQUI

*para acessar o link o candidato deve ter um estar logado em uma conta do gmail

Link de acesso às informações aqui

Perfil Bolsistas CCH

Perfil Bolsistas CCT

Perfil Bolsistas CBB

Perfil Bolsistas CCTA

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Email: uenf@uenf.br