Revista PIBIC/UENF “Conhecendo a Ciência”

Conheça os projetos da revista do Pibic, como a UENF tem contribuído para o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 da ONU.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) tem realizado pesquisas com os temas propostos na Agenda 2030, contribuindo para o alcance dos objetivos. Nos laboratórios dos quatro Centros da UENF são realizadas pesquisas que colaboram para se viver com qualidade de vida e por mais tempo na Terra.

A Agenda traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que demonstram a escala e a ambição deste desafio universal. Entre os 17 objetivos estão temas como redução das desigualdades, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, entre outras priorida-
des.

A expectativa de vida no mundo está em ascensão e estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que o contingente populacional do planeta atingirá a marca de 9 bilhões de habitantes em 2050. Diante desta estimativa, como salvar o planeta de um caos ambiental, social, habitacional e econômico?

Para contribuir com a solução dos grandes desafios a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas, a ONU elaborou um plano de ação para as pessoas e para o planeta. Foi chamado de Agenda 2030. Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, implementarão este plano.

A  Agenda traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que demonstram a escala e a ambição deste desafio universal. Entre os 17 objetivos estão temas como redução das desigualdades, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, entre outras prioridades. Os ODS são interligados – muitas vezes a chave para o sucesso em um envolverá a abordagem de questões mais comumente associadas com o outro.

Para cumprir essa ambiciosa Agenda serão necessários estudos que tratem de avanços em educação de qualidade, justiça social, saúde e bem-estar, agricultura sustentável, vida aquática e terrestre, mudança global do clima. Esses e outros temas constam como ODS e são um apelo universal da Organização das Nações Unidas a ações para proteger o planeta e assegurar saúde, alimentação, justiça, dignidade humana e recursos naturais para as próximas gerações.

A UENF e a Agenda 2030 da ONU

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) tem realizado pesquisas com os temas propostos na Agenda 2030, contribuindo para o alcance dos objetivos. Nos laboratórios dos quatro Centros da UENF são realizadas pesquisas que colaboram para se viver com qualidade de vida e por mais tempo na Terra.

Em uma série especial, em 2019, a Revista Conhecendo a Ciência mostrará de que forma os docentes e a Iniciação Científica da UENF estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta, em total sintonia com a Agenda 2030.

Na primeira edição da série, a Revista traz exemplos de linhas de pesquisa que objetivam a educação de qualidade, a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero e a redução das desigualdades.

Por Francislaine Cavichini

Link para a revista. Saiba mais:

http://uenf.br/projetos/pibic/revista-pibic-conhecendo-a-ciencia/a-organizacao-das-nacoes-unidas-onu-o-desenvolvimento-sustentavel-e-a-agenda-2030/

Fechar Menu