III Fórum Discente de Sociologia Política – UENF

Os Desafios das Ciências Sociais em Tempos de Crise: Lutar, Resistir e Defender”

Apresentação

Em tempos de crise Política, Econômica e Humanitária, a Universidade Pública assume o papel de (re)pensar os dilemas da democracia no Brasil e no mundo, ampliando os espaços de discussão e debate. Nessa perspectiva, os termos “lutar”, “resistir” e “defender” soam como um lampejo face aos desafios das Ciências Sociais na atualidade.

A 3ª edição do Fórum Discente de Sociologia Política UENF busca, em 2018, contribuir para o exercício reflexivo em torno do tema: Os Desafios das Ciências Sociais em Tempos de Crise: Lutar, Resistir e Defender. O evento visa oportunizar o debate, promover o compartilhamento e a troca de experiências em torno de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGSP/UENF), bem como de outras instituições acadêmicas que se propõem a pensar a complexidade das relações tecidas na trama social contemporânea.

Desse modo, busca-se manter acesa a chama da luta em defesa do sonho de uma Universidade pública, gratuita, de qualidade, em tempos de retrocesso e perdas de investimentos na Educação, Ciência e Tecnologia.