O III Fórum Discente de Sociologia Política UENF oferece nesta edição três modalidades de Minicursos:

Minicurso 1: Migrações e Pendularidades: considerações teóricas e metodológicas para seu estudo

Objetivo: Apresentar os conceitos de migração e pendularidade e discutir, à luz da literatura, os fatores que levam um número significativo de indivíduos a mudarem de um município para outro e/ou se deslocarem, diariamente, por motivo de trabalho. Também objetiva apresentar e discutir as possibilidades de pesquisas sobre os movimentos migratórios a partir dos Censos Demográficos brasileiros, bem como apresentar e discutir as possibilidades de pesquisas sobre os movimentos pendulares a partir dos Censos Demográficos.

O Minicurso será ministrado pela Professora Joseane de Souza, Doutora em Demografia pelo Cedeplar/FACE/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professora Associada do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF (Currículo Lattes).

Total de vagas: 20

Minicurso 2: Uma Memória Fotográfica: Campos dos Goytacazes, a modernidade urbana

e a região Norte Fluminense

Objetivo: Propiciar uma reflexão acerca da fotografia enquanto documento histórico e sua interface no diálogo multidisciplinar, a partir de um esforço interpretativo de Campos dos Goytacazes como cidade moderna e centro gravitacional na região Norte Fluminense. Busca, assim, propiciar o debate sobre os usos da fotografia e seu papel em Campos dos Goytacazes.

O Minicurso será ministrado pela Professora Heloisa de Cacia Manhaes Alves, Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atualmente atua como técnico de apoio acadêmico e integra o Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência (NEEV), do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF (Currículo Lattes).

Total de vagas: 20

Minicurso 3: Escrita de projeto de pesquisa para ingresso na pós-graduação Strictu Sensu

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.  TEREMOS REPETECO NO PRÓXIMO SEMESTRE!

Objetivo: Fornecer um conjunto de informações e de habilidades relevantes para a elaboração de projetos de pesquisa de mestrado e de doutorado. Serão discutidos os principais tópicos discursivos relativos ao gênero projeto de pequisa, os tipos de pesquisa, os tempos verbais utilizados, a distinção entre métodos e técnicas de investigação. O minicurso também esclarecerá dúvidas a respeito de projetos de pesquisa em processo de elaboração e sobre o funcionamento do sistema de pós-graduação brasileiro.

O Minicurso será ministrado pelo Professor Ricardo Ramos Shiota, Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Bolsista de Pós-doutorado da CAPES no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP), do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF (Currículo Lattes).

Inscrições

• As inscrições vão de 01 de outubro até 25 de outubro de 2018. Preenchidas as 20 vagas destinadas à cada Minicurso, os interessados em participar ainda poderão se inscrever e ficarão em uma Lista de Espera.

• Os inscritos têm até o dia 26 de outubro de 2018 para efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição. O não pagamento da Taxa implica na não participação no Minicurso e, automaticamente, a vaga será cedida aos inscritos constantes na Lista de Espera, seguindo a ordem de inscrição nos Minicursos. Estes serão notificados por E-mail e poderão efetuar o pagamento da Taxa até o dia 05 de novembro de 2018. O não pagamento da Taxa impossibilita a participação no Minicurso.

• O pagamento da Taxa de Inscrição deve ser efetuado através de depósito ou transferência para o Banco do Brasil, Agência 0005-1, Conta Poupança (Variação 51) 11.9370-8, Titular Vanessa da Silva Palagar Ribeiro.

• O comprovante de depósito em conta deverá ser enviado para o E-mail forumdiscenteuenf@gmail.com com as seguintes informações: nome completo, modalidade de Minicurso e comprovante em anexo.

• No dia 07 de novembro de 2018, ainda havendo vaga, os interessados podem procurar o Monitor responsável pelo Minicurso desejado, efetuando o pagamento da Taxa de Inscrição em dinheiro no local.

Valores*:

Graduação: R$10,00

Pós-Graduação: R$15,00

* Os Minicursos acontecerão, simultaneamente, no mesmo dia e horário. Nesse caso, cada participante só poderá se inscrever em uma das modalidades ofertadas. Fique atento aos prazos de pagamento da Taxa de Inscrição!

Para participar, preencha o Formulário de Inscrição para Minicurso.