Livro de Resumos disponível! Clique aqui.

ATENÇÃO: O EVENTO ESTÁ SENDO REALIZADO NO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UENF!

O que é o evento?

A Jornada Fluminense de Botânica é uma reunião dos botânicos do estado do Rio de Janeiro promovida pela Sociedade Botânica do Brasil – diretoria Rio de Janeiro. Realizada anualmente por uma instituição de ensino superior ligada a extensão e/ou pesquisa em Biologia Vegetal, este ano o evento ocorrerá de 12 a 15 de setembro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, localizada no município de Campos dos Goytacazes, cujo o tema será “As plantas e os seus relógios biológicos”.

O evento conta com a participação e a contribuição do que há de mais expressivo na ciência botânica no estado do Rio de Janeiro e tem como missão: divulgar os avanços obtidos na botânica e apontar, recomendar e sugerir ações e mecanismos para a área ambiental fluminense, colocando a disposição da comunidade científica e de pessoas interessadas informações voltadas para a conservação da natureza e dos recursos naturais, sendo assim o principal fórum de debates sobre a  Flora Fluminense.

Público alvo

O evento é voltado a alunos, tanto de graduação como de pós-graduação, professores e pesquisadores, e aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade dos recursos naturais, especialmente nos componentes da flora. O Rio de Janeiro, estado com maior número de associados da Sociedade Brasileira de Botânica,  apresenta muitas instituições com estudantes da área.

Estimativa de Participação:

Pesquisadores/Professores

• Do Estado: 70
  • De outras Unidades da federação: 20

Alunos de graduação

• Do Estado: 180
  • De outras Unidades da federação: 40

Alunos de Pós-graduação:

• Do Estado: 180
  • De outras Unidades da federação: 30

Estimativa de público: 520

Objetivos do evento

1. Estimular, ampliar as discussões e divulgar as informações e os avanços obtidos nas questões relacionadas à Flora do Rio de Janeiro;

2. Gerar produtos que concretamente possam enriquecer e subsidiar as autoridades municipais e estaduais nas tomadas de decisões em defesa da conservação da natureza e dos seus recursos;

3. Discutir mecanismos e estratégias para o aprimoramento do ensino da Botânica na formação de recursos humanos nessa área de conhecimento.

4. Promover cursos visando principalmente à atualização dos profissionais e alunos nas diversas áreas da Botânica.

Planta símbolo

Barbacenia purpurea Hook. (Velloziaceae) é uma espécie rupícula terrícola, com ocorrência em áreas de afloramento rochoso dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No estado do Rio de Janeiro ela ocorre principalmente no Maciço do Itaoca, um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica localizada do município de Campos dos Goytacazes e que atualmente sofre ameaças constantes com atividades de turismo e encontra-se sob degradação principalmente devido às atividades de mineração, implantação de culturas de cana-de-açúcar e pastagens.

Barbacenia purpurea Hook.

Comissão Científica

Comissão Organizadora:

Coordenadora geral: Dra. Maura da Cunha (UENF)
Vice-Coordenador geral: Dr. Marcelo Trindade Nascimento (UENF)
1ª Secretária: Dra. Ângela Pierre Vitória (UENF)
2ª Secretária: Dra. Antônia Elenir Amâncio Oliveira (UENF)
Tesoureira: Kathlyn Vasconcelo Gevú (UFRRJ)

Coordenadores científicos:

Dra. Cátia Henriques Callado (UERJ)
Dra. Claudia Franca Barros (JBRJ)
Dra. Helena Regina Pinto Lima (UFRRJ)