AVISO IMPORTANTE

As excursões ocorrerão no dia 15/ 09/ 2018 (sábado), das 08:00 às 17:00 e terão vagas limitadas – Corra e garanta já a sua!

Os valores de cada excursão estão em:

É recomendado o uso de calça comprida, sapato apropriado (bota ou tênis confortável e/ ou antiderrapante) e chapéu ou boné. 

As excursões só ocorrerão com número mínimo de 10 participantes.

  • Excursão 1: 

Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, Mata de Tabuleiro, São Francisco de Itabapoana”

A Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), antiga Mata do Carvão, constitui uma área de aproximadamente 3.260 hectares, localizada no município de  São Francisco de Itabapoana, norte do estado do Rio de Janeiro. A estação compreende um dos últimos remanescente florestais de Mata de Tabuleiro da região e  é dotada por atribudos naturais excepcionais formada por  área de mata, lagoa e reflorestamento.

Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, São Francisco de Itabapoana.

 

  • Excursão 2: 

Parque Estadual da Lagoa do Açú – INEA, São João da Barra”

O Parque atualmente possui uma área de 8.251,45 hectares, abrangendo os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A UC é uma área de proteção integral que assegura a preservação de remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica como área de restinga, mangue e áreas alagadas como o banhado de Boa Vista e a Lagoa do Açú, além da ocorrência de espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção da flora e fauna.

 

Parque Estadual da Lagoa do Açú, São João da Barra. (Fonte: André Ilha)
  • Excursão 3:

 “Morro do Itaoca – APA, Campos dos Goytacazes”

O Maciço do Itaoca é um inselberg localizado no município de Campos dos Goytacazes com aproximadamente 900 hectares de Mata Atlântica e altura máxima 420 m. Apresenta uma flora bastante peculiar com a ocorrência de espécies endêmicas, raras e ameaçadas de extinção.

 

  • Excursão 4: 

RPPN Fazenda Caruara, São João da Barra”

A RPPN Fazenda Caruara é a maior unidade de conservação privada do país com o objetivo de proteger ecossistema de restinga, além de abrigar porções de ambientes lacustres e áreas alagáveis. Oficialmente a reserva possui uma área de 3.844,73 hectares protegida e abriga um dos principais fragmentos de restinga preservados do Norte do estado, as lagoas de Grussaí e Iquipari que encontram-se totalmente protegida, desde suas nascentes até a sua foz, na praia do Açu.

RPPN Fazenda Caruara, São João da Barra
Fechar Menu