CONCURSO DE FOTOGRAFIA “As plantas e seu relógio biológico”

REGULAMENTO

1. PÚBLICO ALVO

1.1. Graduados, Pós-graduandos e Pesquisadores/Docentes inscritos da 37º JBF.

1.2 . Haverá premiação e certificado para o primeiro colocado em cada categoria

1.3. Componentes da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora não poderão se inscrever, bem como pós-graduandos que tenham vínculo direto de orientação com membros dessa comissão.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição para o concurso será realizada de 12 a 31 de agosto de 2018, com a entrega da fotografia impressa no formato 20 x 25 em papel fosco, juntamente com a FICHA DE INSCRIÇÃO, e os formulários de DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOBRE A AUTORIA DA FOTOGRAFIA – AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS, devidamente preenchidas e assinadas. As fichas e os formulários estarão disponíveis na página eletrônica da 37º Jornada Fluminense de Botânica (www.uenf.br/evento/jornadafluminensedebotanica/). A entrega do material será feita no seguinte endereço: a) UENF – CBB/LBCT P2 sala 25 – Das 9 às 12 horas – Avenida Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes. CEP 28015-602

2.2. Cada participante poderá inscrever até duas fotografias de sua autoria em cada categoria do concurso, que se enquadrem no tema: “As plantas e seu relógio biológico”. As fotos deverão se referir a temas relacionados à pesquisa científica, ou conceito de “Plantas”, dentro dos critérios de avaliação do concurso. Poderão ser utilizados programas de edição de imagens, e composição de imagens que ressaltem os aspectos artísticos da imagem, dentro do tema do concurso.

2.3. As fotografias deverão ser apresentadas como pertencentes a uma das duas categorias do concurso, escolhida pelo autor no ato da inscrição, a saber: a) Categoria “As Plantas” – Fotografias de objetos visíveis a olho desarmado, com lentes convencionais. b) Categoria “A botânica que não se vê” – Fotografias obtidas com instrumentos especializados, como lentes macro, microscópios ópticos ou eletrônicos, radioimagens, telescópios, ou qualquer outro equipamento que possibilite uma visão do objeto além das possibilidades do olho desarmado 2.4. As fotografias devem estar acompanhadas de título, que deverá sintetizar a percepção do autor acerca da fotografia em questão.

2.5. A Comissão Organizadora deste concurso está totalmente isenta de qualquer implicação legal que as imagens possam motivar.

2.6. O material apresentado, depois de efetivada a inscrição, não poderá ser trocado ou removido, em parte ou no todo.

2.7. O ato de inscrição implica na aceitação tácita dos regulamentos do concurso e na afirmação da autoria das fotos, considerando-se “autor” o executor da peça fotográfica, sendo proibida a utilização de imagens executadas por outrem, que não o próprio autor, na composição fotográfica. No caso de imagem diretamente relacionada a um projeto de pesquisa o autor assume o ônus legal da divulgação pública das referidas imagens em casos que envolvam plágio, patentes, ou situações semelhantes. Recomenda-se que os alunos de graduação e pós-graduação  apresentem imagens relacionadas a projetos de pesquisa recebam autorização prévia para a divulgação das imagens.

3. DA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS.

3.1. O material inscrito passará por um processo de seleção realizado por uma Comissão Julgadora composta por convidados pela Comissão Organizadora do concurso.

3.2. Não serão selecionadas as fotografias julgadas impróprias pela organização do concurso, ou seja, fotos que contenham conotação contrária aos bons costumes, à moral ou à legislação, ou incitem violência ou práticas de atos ilegais, ou ainda, que apresentem caráter de propaganda comercial de produtos, a critério da comissão organizadora.

3.3. As fotos selecionadas serão enviadas à referida Comissão Julgadora cuja decisão será soberana. A Comissão Julgadora escolherá as 3 (três) melhores fotos de cada categoria inscritas nesse concurso, com base nos seguintes critérios de avaliação: 1. Impacto Visual que contribui com a narrativa do tema proposto; 2. Coerência visual com o tema proposto; 3 – Originalidade com relação ao tema proposto; 4. Contribuição narrativa ao tema proposto. 3.4. O resultado final será divulgado no dia 14 de setembro durante o encerramento da Jornada Fluminense de Botânica.

3.5. Só serão aceitas contestações ao resultado final durante o prazo de dois dias úteis após a divulgação dos resultados. Qualquer requerimento nesse sentido deverá ser feito no setor de protocolo da UENF e encaminhado à comissão julgadora do concurso Diretoria do CBB/UENF, que terá um prazo de 10 dias úteis para se pronunciar.

3.6. Todas as fotografias inscritas participarão de uma exposição durante a 37º JFB.

3.7. Casos de plágio, falsa autoria ou uso não autorizado de imagens inseridas em projetos de pesquisa de autoria intelectual de outrem, desde que devidamente comprovados, conforme deliberação da Comissão Organizadora, implicarão na desclassificação sumária e no acionamento do(a) candidato para devolução e/ou ressarcimento de premiação deste(a) candidato(a), assim como sanções penais cabíveis. Denúncias sobre tais casos só serão aceitas até no máximo dois dias úteis após a divulgação do resultado do concurso, conforme o item 3.4.

4. DA COMISSÃO JULGADORA

4.1. O julgamento técnico será realizado por uma Comissão julgadora composta por representantes da UENF, a serem nomeados pela Comissão Organizadora do concurso.

4.2. Haverá ainda a escolha da melhor fotografia por um júri popular. A votação popular será feita entre os dias 12 a 14 de Setembro durante a exposição das fotografias que acontecerá no Centro de Convenções da UENF.

5. DA PREMIAÇÃO

5.1. Serão premiadas as fotografias que, segundo os critérios classificatórios, obtiverem a Primeira colocação no quadro classificatório geral. A Sessão de Premiação ocorrerá durante o encerramento da 37º JFB, no dia 14 de Setembro de 2018, a partir das 18 horas.

5.2. Os prêmios serão divididos em duas categorias, “As Plantas” e “A botânica que não se vê”, sendo premiadas as melhores fotos em primeiro lugar em cada categoria.

5.3. Pelo júri popular apenas uma fotografia será premiada, independente da categoria.

6. OUTRAS INFORMAÇÕES

6.1. Os inscritos neste concurso, selecionados ou não, autorizam a partir da entrega da ficha de inscrição assinada, a publicação de suas fotos, sem fins comerciais, em qualquer um dos meios escolhidos pelo evento para divulgação deste concurso, por prazo indeterminado;

6.2. Trabalhos que não atenderem às exigências deste regulamento serão desclassificados;

6.3. O procedimento e a assinatura da ficha de inscrição vinculam o participante à aceitação deste regulamento. Os casos omissos serão solucionados pela Comissão Organizadora do concurso.

6.4. Quaisquer dúvidas não solucionadas por este regulamento devem ser encaminhadas para a organização pelo e-mail: secretaria37jfb@gmail.com

6.5. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério dos organizadores, a desclassificação da fotografia e do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

João Carlos Aquino Almeida

Maurício Falcão Aguiar

Valdirene Moreira Gomes

Rosana Rodrigues

Comissão Organizadora 

Fechar Menu