Sobre o Curso

Curso de Bacharelado em Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais da UENF é oferecido na modalidade de bacharelado. Os bacharéis em Ciências Sociais dedicam-se ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e à produção de conhecimento nessa área.

Reconhecido pelo CEE/RJ 178 em 14/08/2001 Regime: Tempo integral e Diurno Duração mínima de 4 anos Ingresso: Concurso Vestibular UERJ – UENF Número de vagas: 30 anuais

O curso é organizado segundo um currículo seriado com disciplinas semestrais. As disciplinas que compõem o Curso de Ciências Sociais estão distribuídas da seguinte forma:

          a) Área de concentração: Sociologia, Antropologia e Política, que constituem o assim chamado “núcleo duro” do curso;

          b) Economia, História e Geografia que também compõem o elenco das disciplinas obrigatórias do curso, dando assim uma visão interdisciplinar das Ciências Humanas;

          c) Optativas, eletivas e instrumentais que reforçam a formação do aluno, buscando compor o perfil do profissional.

As disciplinas oferecidas são ministradas conjuntamente pelos seguintes laboratórios:

-  Laboratório do Estudo da Sociedade Civil e do Estado - LESCE

-  Laboratório do Estudo do Espaço Antrópico - LEEA

-  Laboratório de Cognição e Linguagem - LCL

Na UENF, o curso está fundamentado nas seguintes áreas:

- Antropologia – Ciência Política – Sociologia.

Na Antropologia, o profissional atua numa forma de conhecimento sobre a diversidade cultural. Trata-se do entendimento das relações estabelecidas entre os grupos e entre esses e o antropólogo, permitindo o conhecimento do “Outro”, de sua lógica constitutiva. Em suma, é uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais

A modalidade Ciência Política discute a estrutura e o funcionamento do Estado e dos regimes políticos contemporâneos, as relações entre os poderes do Estado, os sistemas partidários, as atividades de partidos, os sindicatos e os movimentos sociais.

Já a Sociologia investiga as relações sociais entre indivíduos e grupos de uma comunidade, a fim de analisar e explicar as transformações que ocorrem em vários setores da sociedade.

Área de atuação

O curso de Ciências Sociais prepara os alunos para desenvolver projetos de pesquisa e para produzir conhecimento na área de Ciências Sociais. Cada vez mais, os Cientistas Sociais têm sido requisitados e podem atuar como:

pesquisadores e analistas de dados; professores;

gestores e formuladores de políticas públicas em órgãos governamentais (comissões, secretarias, comitês, ministérios, etc)

asssessores de ONGs , fundações, sindicatos, partidos, indústrias; e consultores.


Ciências Sociais
Graduação em Ciências Sociais
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602