Exigências acadêmicas MS e DS

Exigências Acadêmicas MS e DS

EXIGÊNCIAS ACADÊMICAS PARA TODOS OS PÓS-GRADUANDOS DO PROGRAMA

MESTRADO:

1. Contagem de Créditos: O mestrando ao final do curso deverá cumprir 25 créditos, sendo 8 créditos H e 17créditos formais (com conceito A,B,C).

2. Proficiência na Língua Inglesa: Ter sido aprovado em proficiência em inglês na seleção de MS é condição obrigatória para solicitação da Defesa de Dissertação.

3. Defesa de Projeto de Dissertação: É recomendável que seja realizada até 6 meses após o ingresso no Programa. Tempo máximo para defesa é de 30 minutos.

4. Relatório Anual de Atividades: Entregue obrigatoriamente no final de cada ano, na Coordenação do Programa, com histórico escolar atualizado anexado. Observar as exigências específicas no item Normas de Funcionamento – Relatório de Atividades. Caso o relatório não seja apresentado, o aluno terá sua bolsa suspensa até a regularização junto ao Programa.

5. Crédito Didático: O aluno deve solicitar na Secretaria Acadêmica seu crédito didático, anexando as declarações de cumprimento do mesmo. O crédito didático é obtido diante do cumprimento de duração mínima de 34 horas teóricas ou 68 horas práticas para aluno de Mestrado, revertendo em 2 (dois) créditos.

6. Prévia de Tese: Condição obrigatória para solicitação da Defesa de Dissertação. O aluno deve entregar na Coordenação do Programa a lista de assinatura dos presentes no evento.

7. Defesa de Dissertação: De acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UENF, o Mestrado terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, contados a partir da data de admissão no programa.  Ressalta-se que a bolsa de estudos é cancelada no prazo de 24 meses de curso, independente da data inicial da bolsa e/ou da defesa de tese do mesmo. Tempo máximo para defesa é de 40 minutos.

8. Seminário do Laboratório: O aluno deverá cumprir no mínimo 2 seminários do seu laboratório. Ressalta-se que as disciplinas valerão 1 crédito (H).

9. Seminário do CBB: o aluno deverá cumprir 2 seminários. Em caso de ausência, às sessões semanais, poderá ser abonada a falta, com a presença de atestado médico, ou equivalente.

10.Currículo Lattes: Obrigatório o preenchimento e atualização do CV-Lattes ao longo do período do curso; aconselha-se uma freqüência mínima trimestral de atualização das informações.

11. Extrato Escolar: É obrigação primária do aluno acompanhar o registro de seu desempenho acadêmico por verificação rigorosa de seu extrato escolar disponibilizado pela Secretaria Acadêmica ao final de cada semestre. Casos de incorreções de nota, números de créditos e outros devem ser notificados à Coordenação do Programa.

DOUTORADO:

1. Contagem de Créditos: O doutorando ao final do curso deverá cumprir 35 créditos, sendo 12 créditos H e 23 créditos formais (com conceito A,B,C).

2. Proficiência na Língua Inglesa: condição obrigatória para solicitação da Defesa de Dissertação. O aluno deve ter sido aprovado na seleção do doutorado. Em caso de reprovação, o aluno deverá prestar novo exame em data divulgada pela Coordenação.
3. Defesa de Projeto de Tese: é recomendável que seja realizada entre 6 meses e 12 meses após o ingresso no Programa. Tempo máximo para defesa é de 30 minutos.

4. Relatório Anual de Atividades: Entregue obrigatoriamente no final de cada ano, na Coordenação do Programa, com histórico escolar atualizado anexado. Observar as exigências específicas no item Normas de Funcionamento – Relatório de Atividades. Em caso de ausência do relatório, o aluno terá sua bolsa suspensa até a regularização junto ao Programa.

5. Crédito Didático: O aluno deve solicitar na Secretaria Acadêmica/Reitoria seu crédito didático, anexando as declarações de cumprimento do mesmo. O crédito didático é obtido diante do cumprimento de 34 horas teóricas ou 68 horas práticas para aluno de Doutorado, revertendo em 2 (dois) créditos.

6. Exame de Qualificação: Para agendamento do exame, o aluno deverá ter integralizado todos os créditos formais.

7. Prévia de Tese: Condição obrigatória para solicitação da Defesa de Tese. O aluno deve entregar na Coordenação do Programa a lista de assinatura dos presentes no evento.

8. Aceite de artigo científico referente à tese: é obrigatória a apresentação do artigo submetido e aceito, antes da realização da defesa de tese.

9. Defesa de Tese: De acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UENF, o Doutorado terá duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, contados a partir da data de admissão no programa.  Ressalta-se que a bolsa de estudos é cancelada no prazo de 48 meses de curso, independente da data inicial da bolsa e/ou da defesa de tese do mesmo. Tempo máximo para defesa é de 50 minutos.

10. Seminário do Laboratório: O aluno deverá cumprir no mínimo 4 seminários do seu laboratório. Ressalta-se que as disciplinas valerão 1 crédito (H).

11. Seminário do CBB: o aluno deverá cumprir 4 seminários. Em caso de ausência, poderá ser abonada a falta, com a presença de atestado médico.

12.Currículo Lattes: Obrigatório o preenchimento e atualização do CV-Lattes ao longo do período do curso; aconselha-se uma freqüência mínima trimestral de atualização das informações.

13. Extrato Escolar: É obrigação primária do aluno acompanhar o registro de seu desempenho acadêmico por verificação rigorosa de seu extrato escolar disponibilizado pela Secretaria Acadêmica ao final de cada semestre. Casos de incorreções de nota, números de créditos e outros devem ser notificados à Coordenação do Programa.