Informes

 Aos alunos aprovados no Processo Seletivo PPGSP 2017/1º:

Informamos que houve alteração, por parte da Secretaria Acadêmica da UENF, nos procedimentos de Matrícula Inicial. Desta forma, vocês não mais receberão o convite do Sistema Acadêmico para realizarem a matrícula on line. A matrícula deverá ser feita de forma presencial nos dia 03 e 04/04/2017 na Secretaria Acadêmica da UENF, Prédio da Reitoria, no período de 09h às 11h e 14h às 17h. Para fazer a matrícula é necessário trazer um documento com foto apenas. Após a matrícula, a Secretaria Acadêmica da UENF enviará os convites para acesso ao Sistema Acadêmico. Ao receber o convite vocês deverão entrar no Sistema e inserir as Disciplinas que desejam cursar no 1º semestre/2017. Lembramos que há no quadro de horário, disciplinas obrigatórias a serem cursadas a partir do 1º semestre. As demais disciplinas são optativas, ficando a escolha de vocês e seus orientadores, conforme ajustes e interesses nas pesquisas e projetos de dissertação/tese.

Agradecemos o apoio e colaboração,

Secretaria do PPGSP/CCH/UENF.

 Apresentação

imagesapitoO Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política propõe-se a formar mestres e doutores com qualificação acadêmica e profissional para a análise de temas estratégicos. Suas linhas de pesquisa abrangem amplo espectro disciplinar e temático, focalizando a relação entre identidades coletivas, práticas sociais e participação política. Os estudos ressaltam a relação entre Estado e mercado, instituições políticas, identidades de gênero e étnicas, movimentos sociais, formas de diferenciação e estratificação social, territorialidades, cultura e poder e os efeitos da globalização nos processos socioeconômicos, políticos e culturais. Estimulam-se análises teórico-metodológicas e pesquisas sobre questões locais e nacionais, assim como estudos comparados e as possibilidades de interlocução com outras áreas do conhecimento científico.

As rápidas transformações políticas, culturais e tecnológicas da sociedade reverberam em todas as dimensões da vida. Estes fenômenos ocorrem em um mundo globalizado, caracterizado pela diminuição relativa do poder dos Estados nacionais. As agências multilaterais estão longe de evitar os efeitos perversos de um processo que prejudica sobremaneira os países pobres e emergentes, ainda que também afete setores socialmente fragilizados do chamado primeiro mundo (diminuição dos direitos sociais, insegurança financeira, aumento da criminalidade, xenofobismo, entre outros). Os desafios postos ao Brasil envolvem, além da dimensão socioeconômica, a consolidação da democracia, a segurança pública, a maior participação internacional e os adequados usos dos recursos naturais e humanos. País continental, complexo e diversificado, o Brasil possui setores de ponta convivendo com estruturas produtivas que geram extremas desigualdades, dificultando uma maior universalização do mercado.

Apoiada por um esforço interdisciplinar que envolva as recentes e fundamentais contribuições da antropologia, da ciência política e da história, a sociologia política pode ajudar decisivamente a refletir acerca dessa nova agenda. É nesse sentido ampliado do que sejam temas estratégicos que fundamentamos o nosso Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.

Conheça:

Revista capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terceiro Milênio – Revista Crítica de Sociologia e Política

Publicação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro


PPGSP
Pós-Graduação em Sociologia Política – CCH
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602