Bolsas

Atualmente o Programa possui bolsistas das seguintes Agências de Fomento:

CAPES

Para ser beneficiado com uma bolsa Capes de Mestrado ou Doutorado, o pós-graduando deverá ter sido selecionado por um Programa de Pós-Graduação na UENF e atender aos requisitos de mérito, de acordo com cada Edital divulgado pelo respectivo Programa. Além disso, deverá atender às exigências da Capes de acordo com as portarias estabelecidas por esse órgão de fomento. Se você tiver dúvidas sobre as bolsas Capes, pode consultar aqui.

Somente a Coordenação do Programa poderá solicitar bolsa Capes para seus estudantes. Para isso, os Coordenadores devem enviar o Termo de Compromisso e o Formulário de Cadastro, completamente preenchido e assinado pelo Coordenador e pelo bolsista.

Os  prazos para implementação das bolsas são definidos pela Capes e informados aos Coordenadores pela Pró-Reitoria. Após o fechamento do SAC/Capes não é possível fazer qualquer alteração, devendo a inclusão/exclusão ou ainda retificação de dados ser feita no mês seguinte, sem possibilidade de pagamento de retroativos.

Se o pós-graduando estiver migrando de outra agência de fomento para a Capes é necessário que o Coordenador solicite simultaneamente a exclusão do bolsista da folha de pagamento anterior.

As bolsas são renovadas automaticamente pelo Coordenador do Programa, com base no seu desempenho, apurado através do Relatório Anual do Pós-Graduando;

Acesse os formulários necessários para implementação das bolsas Capes:

FormularioCadastroBolsistaCapes (1)

ModeloTermoCompromissoCapes (1)

Formulário para solicitação de Auxílio Tese

FormularioCancelamentoBolsaCapes (2)

FormularioSuspensaoBolsa-Capes

FAPERJ

São renovadas a cada período de 12 meses. Caso o bolsista tenha direito e pretenda solicitar a Renovação da Bolsa, deverá encaminhar a documentação abaixo relacionada, com antecedência mínima de 2 (dois) meses do término da bolsa, juntamente com a sua respectiva solicitação de renovação.

Para renovação, exige-se a apresentação , a cada 12 (doze) meses, de relatórios científicos dos bolsistas; esses relatórios deverão ser acompanhados de cópia de trabalhos publicados e de trabalhos apresentados em reuniões científicas locais, nacionais e internacionais. Também é exigida a apresentação de histórico escolar atualizado dos bolsistas de Iniciação científica, Iniciação Tecnológica, Mestrado e Doutorado. O atraso na entrega ou o não cumprimento das exigências e prazos poderá resultar em interrupção ou cancelamento da bolsa. Todos os relatórios deverão vir encaminhados do Formulário para Encaminhamento de Relatório, preenchidos e assinados pelo Orientado / Coordenador.

O Formulário para Encaminhamento do Relatório está disponível em:http://www.faperj.br/downloads/formularios/relatorio.rtf

UENF/FAPERJ

Tradicionalmente, a UENF possui um Programa próprio de bolsas de Mestrado e Doutorado. Os recursos financeiros são oriundos da cota descentralizada da Faperj, destinados à UENF. Desde a sua criação em 1993, esse Programa de bolsas tem sido um diferencial na atração de jovens que têm interesse em completar sua formação acadêmica em um dos 15 Programas de Pós-Graduação da nossa Universidade. Esse investimento em formação de recursos humanos é, sem dúvida, um elemento transformador e catalisador no desenvolvimento nacional e regional, pois proporciona a participação de jovens nas pesquisas conduzidas pelos grupos de pesquisa na UENF.

Para fazer jus a uma bolsa de Mestrado ou Doutorado com verba própria da UENF, o pós-graduando deve ter sido admitido em processo seletivo para um dos Programas de Pós-Graduação da Universidade, atendendo aos critérios de mérito e também às portarias internas que regulamentam a concessão de bolsas dessa natureza.

Após o processo seletivo, o Coordenador do Programa solicita a inclusão dos pós-graduandos na cota de bolsas UENF.

Documentação necessária – bolsa de pós-graduação/UENF/2017

Documentos a serem providenciados pelos pós-graduandos selecionados para a Bolsa UENF e entregues na Coordenação do Programa:

  1. ficha-cadastral-de-bolsista-2017
  2. Declaracao-de-inexistencia-de-vinculo-empregaticio
  3. Cópia da Carteira de Identidade – RG (frente e verso e LEGÍVEL)
  4. Cópia do CPF (frente e verso e LEGÍVEL)
  5. Uma cópia (LEGÍVEL) do CARTÃO DO BANCO BRADESCO (frente e verso), OU COMPROVANTE BANCÁRIO DE ABERTURA DE CONTA CORRENTE COM O NOME DA AGÊNCIA, Nº DA CONTA E NOME DO BOLSISTA.

OBS: O BOLSISTA DEVERÁ SER O TITULAR DA CONTA CORRENTE. NÃO É ACEITO CONTA POUPANÇA PARA CADASTRO NA FOLHA DE PAGAMENTO.

 

Documentos a serem providenciados pela Coordenação do Programa:

  1. C.I. da Coordenação do Programa solicitando Inclusão na Folha de Pagamento (Documento preparado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação)
  2. Planilha-de-informacoes-para-folha-de-pagamento GRH (Documento preparado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação)
  3. oficio-para-abertura-de-conta-corrente
  4. Planilha de dados para folha de pagamento ProPPG – Setor de Pagamento(Documento preparado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação)

 

Documento preparado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação após o envio da documentação acima pela Coordenação:

Termo de Outorga assinado pelo estudante, orientador, pela coordenação do Programa e Pró-Reitoria (Documento preparado pela ProPPG).

 

Desistência de bolsa UENF (Mestrado/Doutorado/Recém-Doutor)

No caso do pós-graduando ou recém-doutor optar por desistir da bolsa deverá seguir o procedimento abaixo:

  1. Preencher a declaração de desistência da bolsa (formulário próprio disponibilizado nesta página).
  2. Providenciar a assinatura do orientador/supervisor conforme indicado na declaração.
  3. Providenciar a assinatura do Coordenador do Programa.
  4. Solicitar que a Coordenação do Programa encaminhe a declaração para a ProPPG.

Acesse aqui a declaração de desistência de bolsa de Recém-Doutor

Acesse aqui a declaração de desistência de bolsa de Mestrado/Doutorado

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Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia
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