Normas de Funcionamento

 
Admissão ao Curso

O candidato deverá ter concluído curso de graduação plena, cujo currículo identifique formação adequada às áreas de concentração  pertinentes ao programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia. Os profissionais de Agronomia, Biologia, Química, Física, Odontologia, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas afins constituem o público-alvo. O processo de seleção é regido pelas normas constantes dos editais divulgados a época do processo.

 Matrícula
A matrícula é feita semestralmente e administrada pela Coordenação de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia(CPGBB) e pela Secretaria Acadêmica da UENF.  As relações de disciplinas oferecidas a cada semestre ficam disponíveis para os alunos durante o período de matrícula.

Duração do Curso

De acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UENF, o Mestrado terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, contados a partir da data de admissão no programa. Ressalta-se que a bolsa de estudos é cancelada no prazo de 24 meses de curso, independente da data inicial da bolsa e/ou da defesa de tese do mesmo. E  o Doutorado terá duração mínima de 24 meses e máxima de 48 meses, contados a partir da data de admissão no programa. Ressalta-se que a bolsa de estudos é cancelada no prazo de 48 meses de curso, independente da data inicial da bolsa e/ou da defesa de tese do mesmo.

Disciplinas 

O mestrando ao final do curso deverá cumprir 25 créditos, sendo 8 créditos H e 17créditos formais (com conceito A,B,C).  O doutorando ao final do curso deverá cumprir 35 créditos, sendo 12 créditos H e 23 créditos formais (com conceito A,B,C). O projeto de dissertação e de tese correspondem a  10 créditos.

Crédito Didático

De acordo com o regimento da CAPES, todo aluno vinculado a um programa de pós-graduação deve participar de ‘Estágio Docente na Graduação’. O estágio tem como objetivo o exercício da prática docente através da assistência a disciplinas. Essa participação pode incluir transposição de conteúdos teóricos e práticos, organização de avaliações, entre outros aspectos. O estágio é sempre supervisionado pelo professor responsável pelas disciplinas em questão, com duração mínima de 17 horas teóricas ou 34 horas práticas para aluno de Mestrado e  Doutorado.

Aproveitamento de Créditos

O aluno pode solicitar validação de disciplinas e, conseqüentemente, aproveitamento de créditos cursados em outras instituições. Essa solicitação é feita diretamente a CPGBB. O aluno vinculado ao programa que deseja cursar disciplina em outra instituição deve consultar seu orientador e encaminhar a solicitação para a CPGBB. Esse procedimento deve ser adotado antes da matrícula.

Relatório de Atividades

O aluno deverá submeter ao programa um relatório anual, que deverá ser circunstanciado e ser acompanhado de um parecer do orientador sobre seu desempenho e histórico escolar atualizado do aluno. No Relatório de Atividades deve conter a estrutura do cronograma e ementas a cumprir para o fechamento das teses e os mecanismos a serem atingidos para se cumprir tal meta. Deve conter ainda, o tempo de curso do aluno e suas participações em congressos e simpósios. Este relatório será ainda avaliado por alguns dos docentes do programa na condição de ad hoc. Este docente acompanhará a progressão do aluno no programa. Ressaltamos que após a entrega do relatório na Coordenação de Pós-Graduação do CBB, o aluno em hipótese alguma terá direito a substituir ou acrescentar qualquer documentação a este relatório.

Pesquisa

Como parte dos requerimentos do programa de pós-graduação, o aluno terá que mostrar sua habilidade em conduzir pesquisa científica na área de Biociências e Biotecnologia, através do desenvolvimento de um projeto de dissertação ou tese experimental, que denotem originalidade. Espera-se que ao final da dissertação de mestrado , um manuscrito com os resultados seja elaborado e submetido à publicação em revistas de circulação nacional ou internacional, além da defesa da dissertação. Para a defesa da tese de doutorado, exige-se a publicação dos resultados em revistas indexadas com índice de impacto superior a 1,000.