Apresentação

biotec

Histórico

O Programa de  Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal (PPGBV) foi criado através da associação entre a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e a Universidade Vila Velha (UVV). O programa é de responsabilidade das duas instituições e acontece simultaneamente no Campus Leonel Brizola da UENF, localizado em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro (RJ), e também no Campus Boa Vista da UVV, localizado em Vila Velha, estado do Espírito Santo (ES). O programa foi recomendado pela CAPES em 11/12/2015 na área de avaliação de Biotecnologia, nos níveis mestrado e doutorado, com o conceito 4.

Objetivo

O Programa objetiva a formação de recursos humanos qualificados (mestres e doutores) numa área de fronteira da inovação, a Biotecnologia Vegetal. O profissional receberá conhecimentos quanto a caracterização da biodiversidade, com ênfase à prospecção de genes, proteínas e metabólitos secundários; bem como sobre a detalhada investigação dos processos biológicos, incluindo técnicas de genômica, transcriptômica, proteômica, metabolômica e bioinformática; e a aplicação de tecnologias, como a micro-propagação, a engenharia genética e a biologia sintética, que resultem na geração de produtos de relevância para a agropecuária, a indústria, a medicina e o meio ambiente. O profissional egresso do programa possuirá formação diferencial nas áreas de Empreendedorismo e Gestão de Projetos Biotecnológicos que, somadas à área de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, fornecerão competência para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos, e sua inserção no mercado.

Público-Alvo

No caso do mestrado o público-alvo abrange graduados em Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal e áreas afins. No Doutorado, abrange mestres oriundos de Programas de Pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES, que tenham um perfil que se encaixe nas linhas de pesquisa do programa.

Cooperação científica

O intercâmbio institucional é um dos pontos fortes do Programa que, além da associações entre UENF e UVV, seus docentes mantêm colaborações com diferentes pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, como: UNICAMP, EMBRAPA, UFRJ, Tokyo University (Japão); The James Hutton Institute (Escocia); Texas A&M University (USA).

Área de Concentração

Biotecnologia Vegetal

Linhas de Pesquisa

Biologia Integrativa: Genômica, Proteômica, Metabolômica e Bioinformática

Caracterização da Biodiversidade Vegetal e Bioprospecção de Compostos Bioativos

Biotecnologia Aplicada à Agricultura e Meio Ambiente

Informações

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal

UENF / CBB / Térreo

Av. Alberto Lamego 2000 – Parque Califórnia

28013-602 – Campos dos Goytacazes – RJ

Telefone: (22) 27397267

E-mail: pgbv.secretaria@uenf.br

Prof. Fábio Lopes Olivares

( Coordenador )

E-mail: fabioliv@uenf.br

Gestão:( ) 03/2018 a 02/2020

Margareth de Vasconcelos Paes ( Secretária )

Gestão: de 10/2017 – Atual

 


PGBV
Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602