Prof. Ana Maria Matoso Viana Bailez

A linha de pesquisa é focada no estudo do comportamento de insetos sociais, em especial formigas da tribo Attini. As pesquisas são orientadas ao estudo da comunicação química em insetos sociais buscando responder através dos estudos em comportamento e semioquímicos questões sobre as interações inseto-planta, inseto-inseto ou tritróficas. Atualmente os projetos estão direcionados ao estudo tanto de uma espécie de formiga cortadeira de impacto ecológico como Atta robusta, endêmica das restingas dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, portanto de grande importância para nosso Estado. E outras espécies como Atta sexdens rubropilosa e Acromyrmex subterraneus de importância econômica principalmente para o setor florestal do Brasil.

São realizados estudos de campo e laboratório orientados a esclarecer aspectos do comportamento de forrageamento, território, reconhecimento colonial, divisão de trabalho e comunicação química.

Principais trabalhos publicados

Mechanism of Trail Following by the Arboreal Termite Nasutitermes corniger (Isoptera: Termitidae)
Vinícius Gazal , Omar Bailez & Ana Maria Viana-Bailez
Zoological Science, 2014