Evolução temporal da ictiofauna associada a recifes artificiais ao longo de 20 anos (1996-2016): Uma abordagem biológica e socioambiental na região costeira norte do Rio de Janeiro.

O objetivo principal do estudo é avaliar a evolução temporal da colonização íctica associada ao complexo artificial na costa norte do Rio de Janeiro em uma escala de tempo de duas décadas, além de analisar as potenciais contribuições ambientais e socieconômicas aos pescadores dessa região.

A investigação do trabalho tem envolvido a avaliação da abundância, riqueza, diversidade, biomassa e estrutura trófica da ictiofauna associada ao recifes artificiais em comparação com duas áreas controles sem a presença dos módulos recifais e tem envolvido a percepção dos tomadores de decisão da região quanto ao papel dos recifes no incremento de espécies ícticas comerciais, além de comparar os dados biológicos coletados ao longo desses 20 anos com a etnobiolologia compartilhada pelos pescadores locais.

O trabalho está sendo desenvolvido pelo doutorando Juliano Silva Lima e coordenado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais UENF Ilana Rosental Zalmon. O trabalho conta com a graduanda Brenda Fernandes, do Sr. Antônio, técnico do LCA, e dos pescadores da Praia de Guaxindiba Eraldo e Yago. Além desses, a Associação dos Pescadores de Guaxindiba está contribuindo para o desenvolvimento desse estudo.