Infraestrutura

 

Laboratórios

Atualmente, os estudantes e professores da PPG-ERN contam com apoio de vários laboratórios da UENF, principalmente do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) do CBB, o qual tem salas de triagem e preparação de amostras; central de análises químicas; central de ecologia molecular; central de geoprocessamento; central de microscopia; casas de vegetação; herbário; ecologia experimental, rancho de criação de abelhas e insetário e o SERCAS.

 

 
Facilidades do Laboratório de Ciências Ambientais: central de análises químicas, isótopos estáveis, genética molecular, geo-procesamento, análises de agua, microscopia.
 
Casas de vegetação: suporte à projetos envolvendo biodiversidade, bioquímica, biologia molecular, fisiologia, botânica e biologia celular de plantas. Comparação do desempenho de espécies distintas de plantas em condições diversas.
  Herbário:  Coleções e banco de informações das diferentes fisionomias ocorrentes nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, único acervo deste tipo na região. Ainda possuem a Carpoteca, coleção de sementes e frutos secos. Trabalhos na área da botânica, ecologia vegetal e de agroecologia.   SERCAS: Setor de Etologia, Reintrodução e Conservação de Animais Silvestres, um criadouro científico com capacidade para receber animais silvestres e com salas para experimentos de fisiologia e comportamento.
  A infraestrutura de pesquisa está sendo ampliada pela construção de uma área de Ecologia Experimental de 450m2 financiada pela FAPERJ.    Uma das pesquisas do PPG-ERN, a importância dos polinizadores para a  agricultura.

Estudos de Campo

A infraestrutura para estudos de campo reúne bases de pesquisa em áreas de unidades de conservação na baixada litorânea e no norte do Estado do Rio de Janeiro, como a Reserva Biológica União e a Reserva Biológica de Poço das Antas.

A Rebio União conta com alojamentos para estudantes e pesquisadores do PPG-ERN, base para realização de disciplinas da pós-graduação e onde projetos de pesquisa estão em andamento, como:  levantamentos de quirópteros da Reserva; estimativas de ocupação e monitoramento de mamíferos; aves frugívoras; regeneração de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica; ecofisiologia vegetal; ciclagem de nutrients;, ecologia e comportamento do mico leão dourado; estrutura de vegetação; manejo de eucaliptos;  comunidades de abelhas; ; entre outros.

 

Alojamentos do LCA – Rebio União Ecologia de Campo: Alunos atentos na fala do chefe da REBIO  Aula de Campo: quantificando serapilheira  Aula de campo: alunos aprendem medir parcelas
 Aula de campo- coleta de material  Medição de parcelas pelo Prof. Marcelo Trindade  Turma Ecologia de Campo – 2012. Funcionária da REBIO explica tudo!  Turma Ecologia de Campo – 2013: povo esbanjando felicidade no clima frio da REBIO

 

Na Rebio Poço das Antas, são desenvolvidos projetos com ecologia e comportamento de mico-leão-dourado; fragmentação de Mata Atlantica, reflorestamento e saguis invasores, entre outros.

Mico-Leão-Dourado Fragmentos Florestais  Interação Mico-leão e saguis   Formação 1º Guarda Ambiental

 

Projetos lagoas costeiras e ecossistemas costeiros e marinhos do Norte- Noroeste Fluminense

O PPGERN possui linhas de pesquisa em estudos de biogeoquímica, incluindo ciclos de carbono, aporte de metais, interface terrestre-marinha; ecologia de manguezais; limnologia, eutrofização de lagoas, ecologia de macrófitas, contaminação de peixes e plantas por metais pesados; comunidades de aves e peixes; ecologia de costão rochoso; cadeias tróficas; estudos sobre dinâmicas da pesca; entre outros.

 

 Lagoa de Iquipari  Lagoa de Cima  Bioincrustação  Medição de Bioincrustação
 Recifes Artificais  Praias do Norte Fluminense  Mata do Carvão  Matas de Tabuleiro

 

Apoio ao campo

As atividades realizadas nas unidades de laboratório e de campo são apoiadas por pessoal técnico especializado, equipamentos e suprimento de material de consumo específico para o atendimento das demandas decorrentes dos estudos que são conduzidos, além de veículos (barcos e automóveis).