Dissertações de Mestrado 2015 – STIVENS ARTURO SANABRIA SOSA

Resumo
O trabalho apresenta um modelo numérico calibrado para previsão da capacidade de carga ao arrancamento de estacas tubulares vazadas com preenchimento interno, utilizadas em fundações de aerogeradores. O estudo está relacionado com os ensaios de modelos reduzidos de estacas vazadas com preenchimento interno, submetidas ao arrancamento na centrífuga geotécnica feitos por Neves (2012). Nos ensaios se observou que o preenchimento interno aumenta a capacidade de carga última de arrancamento. A construção do modelo numérico foi feita com parâmetros geométricos e geotécnicos iniciais, obtidos de ensaios de laboratório realizado por Neves (2012). As simulações do modelo foram baseadas em simulações numéricas tridimensionais, pelo Método de Elementos Finitos com modelo constitutivo de Mohr-Coulumb pelo programa computacional ABAQUS. Para a calibração do modelo utilizou-se os resultados de Neves (2012). Com o modelo calibrado foram feitas análises elásticas e elastoplásticas, com variações dos parâmetros de entrada geométricos e geotécnicos. O cálculo dos módulos de elasticidade reais foi realizado pela retroanálise, a partir dos resultados da análise elástica, enquanto os ângulos de atrito reais dos contatos solo-estaca e preenchimento-estaca foram calculados com os resultados das análises elastoplásticas. Com todos os parâmetros calculados, realizou-se uma análise integrada para o cálculo da carga máxima de arrancamento, mediante dois fatores que relacionam por algoritmos matemáticos todas as variáveis que influenciam o arrancamento das estacas com preenchimento interno.

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