Processo Seletivo para Bolsa Recém-Doutor

Edital ProPPG Nº 001/2017 – Bolsa Recém-Doutor

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) torna público a todos os interessados que estão abertas as inscrições para bolsas de fixação temporária de recém-doutores no âmbito do “Programa de Pós-doutorado da UENF”, para atuarem em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nos programas de pós-graduação stricto sensu, em funcionamento, e detentores de cursos de mestrado e doutorado.

Este edital de bolsa de recém-doutor será implementado com recursos descentralizado da FAPERJ, sem prejuízo aos recursos destinados aos programas de bolsas de mestrado e doutorado, seguindo o estabelecido na Resolução COLAC nº 004/2008.

O presente Edital tem por finalidade o fomento às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas que visem:

1. à absorção temporária de jovens doutores, com relativa experiência em P,D&I, para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de concentração dos programas de pós-graduação da UENF;
  2. ao reforço dos programas de pós-graduação e aos grupos de pesquisa da UENF;
  3. a complementação da formação de recém-doutores e a aquisição, por esses profissionais, de prática acadêmica junto a equipes docentes de programas de pós-graduação;

Para acessar o Edital da Bolsa de Recém-Doutor ProPPG 001/2017 e seu Anexo 1, clique abaixo:

Edital-Recém-Doutor-2017-

ANEXO_1_Planilha_Producao_bolsa-Edital-PosDoc2017

Perguntas Frequentes:

1. A carta de apresentação têm formato livre?

R) Sim. O conteúdo das cartas de apresentação (ou recomendação) para este edital de pós-doutorado têm formato livre, ou seja, não possui formulários específicos. Deve ser emitida por profissional com titulação mínima de doutor. A carta deve conter informações relevantes sobre as habilidades, qualidades profissionais e pessoais do candidato e se o recomenda. No final da carta deve conter o nome, cargo, telefone e assinatura do profissional que a emitiu.

2. Estou com doutorado em andamento. Preciso de uma carta da minha coordenação para comprovar e me inscrever?

R) Não. Todos os candidatos com doutorado em andamento podem se candidatar sem necessidade de carta de comprovação de agendamento de defesa ou de tese em andamento. O comprovante deverá ser entregue no ato da implementação da bolsa. Destaca-se, a implementação só poderá ser realizada mediante entrega do comprovante (oficial da instituição) de defesa e aprovação do candidato.

3. Estou cursando o meu doutorado em um programa X. Posso me candidatar à bolsa deste edital no programa Y?

R) Sim. O seu projeto será vinculado ao programa que indicou no ato da inscrição.

4. O meu projeto será vinculado a um programa da área de Avaliação da CAPES de Ciências Biológicas I. O Qualis da produção técnico-científica será de onde vinculo o meu projeto de pós-doutorado ou do Qualis do programa que me titulei?

R) A sua produção técnico-científica será avaliada pelo Qualis da CAPES do programa que você vinculou a sua proposta. Neste caso, Ciências Biológicas I.

5. O supervisor de meu interesse é credenciado na UENF como colaborador em um programa e permanente em outro. Ele esta habilitado a ser supervisor nos dois programas?

R) Não.  O supervisor deve ser docente permanente de pelo menos um dos programas de pós-graduação da UENF habilitados no edital. Assim, você poderá concorrer com ele apenas no programa que ele é docente permanente.

6. Estou interessado em me candidatar a uma bolsa do edital. Posso enviar mais de uma proposta para diferentes programas?

R) Não.  O candidato poderá ter apenas uma proposta submetida neste edital e a mesma vinculada a um único Programa de Pós-Graduação.

Dúvidas e esclarecimentos:

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Assessoria de Pós-Graduação

Av. Alberto Lamego 2000, Prédio P9. – Pq. Califórnia Campos dos Goytacazes, RJ – CEP 28013-602

Horário de recebimento: das 14 às 18h (exceto sábados, domingos e feriados).

Tel: 22 2739 7012/ 2738-6046

PPGECM