Defesa de Projeto

Informamos aos docentes e discentes que a Comissão Coordenadora do Programa (CCP) aprovou em reunião realizada em 09/05/2013, que os projetos de Dissertações e Teses, a partir de Julho de 2013, sejam elaborados pelos alunos, nos moldes do Auxílio à Pesquisa – APQ1 FAPERJ com pequenas mudanças conforme a seguir:

– Máximo de 30 páginas, escrito em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, margens 2,5, contendo, obrigatoriamente na ordem, os seguintes itens: resumo estruturado para divulgação (entre 1.000 e 2.000 caracteres), introdução, objetivos, justificativa, estado da arte (revisão de literatura), metas, método, resultados esperados, referências bibliográficas, cronograma de execução e orçamento. Desse modo, caso seja necessário, estes, poderão ser aproveitados com pequenas modificações para solicitação de recursos à FAPERJ em futuros Editais.

– O projeto deverá ter uma capa (não contada entre as 30 páginas) contendo o nome da Universidade por extenso; do Centro (CCTA), do Programa, e do Laboratório onde o pós-graduando está inserido; o título do projeto; o nome do pós-graduando e do orientador; mês e ano da defesa.

– As páginas deverão ser numeradas, em algarismos arábicos, no canto superior direito.

– As linhas de todas as páginas deverão ser numeradas, facilitando assim a identificação de linhas e parágrafos no momento da defesa do projeto. A numeração das linhas deverá ser reiniciada em cada página.

– As “bonecas” a serem entregues para a banca antes da defesa poderão ser impressas em frente e verso, a fim de economizar papel.

– A fim de reduzir os gastos, na CI enviada pelo orientador para indicação da banca e agendamento da defesa de projeto constem o TÍTULO DO PROJETO, os NOMES que compõem a banca (inclusive o suplente), a data, hora e local da defesa. Desta forma, fica dispensada a apresentação da “boneca” do projeto de dissertação/tese na Secretaria para agendar a defesa de projeto.

– O orientador deve encaminhar à Comissão Coordenadora do Programa (CCP) a solicitação da nomeação da banca com pelo menos 15 dias de antecedência da data prevista para a defesa e o projeto deve ser entregue (pelo aluno) aos Membros da Banca com pelo menos uma semana (7 dias) de antecedência da data prevista da defesa.

As instruções completas estão contidas na Resolução 01/2013, que dispõe sobre a defesa do projeto e sobre a defesa da tese/dissertação.

Membros da Banca

A defesa será perante uma Comissão Examinadora (Banca) composta por pelo menos 2 docentes (Mestrado) ou 3 docentes (Doutorado), todos doutores, além do orientador que indicará os docentes, presidirá a banca e organizará o exame


PGMP
Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602