Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, criado em 2007 tem por objetivo formar mestres e doutores com qualificação acadêmica e profissional para estudos e pesquisas de temas envolvendo abordagens da Sociologia Política. As linhas de pesquisas abrangem amplo leque de temas, focalizando a relação entre identidades coletivas, práticas sociais e participação política. As pesquisas abordam a relação entre Estado e mercado, instituições políticas, identidades de gênero e étnicas, movimentos sociais, formas de diferenciação e estratificação social, territorialidades, cultura e poder, envolvendo problematizações na compreensão das relações sociais e dos processos societais, a gêneses, formação e consolidação, transformação de movimentos sociais, como também questões ligadas a regimes e instituições políticas e ao Estado, considerando questões locais, regionais, nacionais, assim como, estudos comparados.

O mestrado objetiva ao graduado o aprofundamento de estudos em Sociologia Política visando os domínios teóricos e metodológicos na área de conhecimento, qualificando o mestrando no exercício da docência e de pesquisas nas instituições de ensino superior, além da atuação em órgãos públicos, no terceiro setor e no âmbito empresarial.

No doutorado objetiva-se a formação científica plena do pesquisador, com produção qualificada de conhecimento relevante para a área de Sociologia Política e para o exercício das atividades profissionais, de ensino e de pesquisa.

Conheça:

Terceiro Milênio – Revista Crítica de Sociologia e Política

Publicação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro


PPGSP
Pós-Graduação em Sociologia Política – CCH
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602