As Metrópoles e o Direito à Cidade: Programa de pesquisa da Rede Observatório 2017-2022

Observatório das Metrópoles realiza seminário na UENF

Questões urbanas que atingem o país e a região estarão em debate durante todo o dia 15/10/19, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF, por ocasião do Seminário Norte Fluminense do Observatório das Metrópoles. As inscrições são gratuitas  no site do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UENF.

Rede constituída por cerca de 100 pesquisadores de 60 instituições, atualmente sob a coordenação do professor Sergio de Azevedo, da UENF, o Observatório das Metrópoles vem atuando há 20 anos sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento do país. O grupo integra o programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que agrega, segundo sua própria definição, “os melhores grupos de pesquisa na fronteira da ciência e em áreas estratégicas” para o desenvolvimento do país. Além da articulação entre cientistas, o Observatório promove atividades voltadas para a atuação dos atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas voltadas para essa área. É o caso do Seminário Norte Fluminense.

Após a abertura, às 9h30, o seminário terá três mesas discutindo os temas “Segregação e desigualdade no trabalho, educação e habitação” (10h), “Governança metropolitana e os regimes urbanos” (14h) e “A megarregião” (16h). Sob coordenação de pesquisadoras que atuam em Campos dos Goytacazes (RJ), as mesas reunirão especialistas do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, da Uerj e da UFF.

As inscrições devem ser feitas pelo Formulário.