Coleta Seletiva

Observando a grande quantidade de lixo que era gerado na UENF e que esse lixo ia posteriormente para o lixão da CODIN, no bairro de Guarus, uma professora da UENF se viu diante de um desafio: desenvolver um projeto para separar o lixo reciclável e dar-lhe um destino correto.
A professora Gudelia Morales de Arica, do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD/CCT), conseguiu criar o projeto e com bolsistas, recolheram o material nos coletores espalhados pelo campus, fazendo a triagem, pesagem e armazenam do material reciclável na torre do prédio P5. Por dificuldades de renovação de bolsas, o projeto foi interrompido.
Em 2016, no mês de abril, seu projeto foi retomado, agora também com a participação do professor Luiz Zeferino e da Prefeitura da UENF. Nesta nova configuração, os trabalhos foram assim divididos:
– a Prefeitura da UENF se encarregará de realizar treinamento com os colaboradores da limpeza, para que os mesmos possam encaminhar materiais recicláveis para os coletores;
– a Prefeitura deverá promover campanhas na comunidade universitária, para que as pessoas passem a separar e destinar o lixo reciclável para os coletores plásticos;
– os bolsistas do projeto (“Impressão 3D e Robótica Educacional – RECICLAGEM DE PLÁSTICO E ELETRÔNICOS: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E POPULARIZAÇÃO TECNOLOGICA Região Norte Fluminense “) recolhem o material nos coletores espalhados pelo campus, fazem a triagem, pesagem e armazenam do material reciclável na torre do prédio P5;
– a Prefeitura disponibilizou espaço na Central Temporária de Resíduos da UENF (CTR) para armazenagem de material reciclável;
– a Prefeitura semanalmente ou quinzenalmente, recolherá o material acumulado no P5 e na CTR, e entregará diretamente na Cooperativa de Catadores RECICLAR Campos.

Com estas ações, a UENF cumpre o Decreto Estadual do 40.645 de 08/03/2007 (“Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”).
Além de cumprir suas obrigações legais, nossa universidade contribui para o desenvolvimento de um empreendimento social auto-sustentável. A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campos foi formada a partir do fechamento do antigo lixão da CODIN, no Parque Eldorado em Guarus, e começou seu funcionamento em junho de 2015 no galpão entregue pela Prefeitura de Campos. Com o apoio de diversas instituições e entidades civis, como a UFF/Campos, Ministério Público, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), esta associação sentiu a necessidade de ser transformada em cooperativa.

20160427_093556

20160413_170253

20160414_082547

20160414_102341

20160414_103652


Prefeitura da UENF
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602