Notícias

03/05/2016 – GESTÃO DE RESÍDUOS – No dia 14/04, foi feita a primeira entrega de materiais recicláveis do campus Leonel Brizola da UENF para a Cooperativa Reciclar Campos (ex-Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campos dos Goytacazes/RJ). Esta iniciativa foi possível graças à integração do Projeto de Extensão(*) que operacionaliza a coleta seletiva no campus, coordenado pela professora Gudelia Morales de Arica, do Laboratório de Engenharia de Produção (LEPROD), com a Prefeitura da UENF. Os bolsistas do projeto recolhem o material nos coletores espalhados pelo campus, fazem a triagem e armazenam do material reciclável na torre do prédio P5. Na Central Temporária de Resíduos da UENF (CTR), também iniciou-se a separação do material reciclável. A Prefeitura da UENF, quinzenalmente, recolherá o material acumulado no P5 e na CTR, e entregará diretamente na Cooperativa de Catadores RECICLAR Campos. Com estas ações, a UENF cumpre o Decreto Estadual do 40.645 de 08/03/2007 (“Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”). Além de cumprir suas obrigações legais, nossa universidade contribui para o desenvolvimento de um empreendimento social auto-sustentável. Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Campos foi formada a partir do fechamento do antigo lixão da CODIN, no Parque Eldorado em Guarus, e começou seu funcionamento em junho de 2015 no galpão entregue pela Prefeitura de Campos. Com o apoio de diversas instituições e entidades civis, como a UFF/Campos, Ministério Público, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), esta associação sentiu a necessidade de ser transformada em cooperativa, que é presidida pela catadora Maria da Penha Rodrigues. (*) Projeto de Extensão UENF 2016: Impressão 3D e Robótica Educacional – RECICLAGEM DE PLÁSTICO E ELETRÔNICOS: PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E POPULARIZAÇÃO TECNOLOGICA Região Norte Fluminense. Coordenado pelos professores Gudelia Morales e Luiz Henrique Zeferino, ambos do LEPROD/CCT. Veja mais aqui.

02/05/2016 – VIGILÂNCIA – A Prefeitura da UENF informa que a partir do mês de maio inicia-se um novo modelo de vigilância das dependências da UENF e seus campi. Junto com os vigilantes, haverá mais duas categorias: a de recepcionista e a de zelador. A empresa K9 venceu o novo contrato de vigilância. A vigilância patrimonial fará rondas, por área, no perímetro interno da universidade. A empresa Fertymar venceu o novo contrato de recepção e zeladoria. Em cada prédio onde anteriormente havia um vigilante, haverá agora um recepcionista. Além disto, foi criada a função de zelador, que também atuará por áreas, com o papel de auxiliar a manutenção e preservação dos prédios e instalações da instituição. Haverá mudanças também naCasa de Cultura Villa Maria, no Núcleo de Pesquisa em Zootecnia e Produção Vegetal na Escola Estadual Agrícola Antônio Sarlo, na Unidade de Apoio à Pesquisa na Estação Experimental da Pesagro. e no Campus em Itaocara. Veja mais aqui.

28/04/2016 – CENTRO DE CONVENÇÕES – No dia 27 de abril, o Centro de Convenções da UENF foi reaberto em grande estilo para a realização da colação de grau de nossos formandos. Após três meses fechado por problemas elétricos, este espaço é novamente entregue para comunidade universitária. No dia 02 de maio, o mesmo local foi palco de importante evento em defesa da UENF, pois recebeu a Comissão de Educação da ALERJ, além de diversas autoridades. Agradecemos a Assessoria de Manutenção (ASMAN) pelo esforço de realizar os reparos que permitiram a reabertura do Centro de Convenções. Leia mais aqui.

27/04/2016 – ESPORTES – Com intuito de aproximar a comunidade campista com a nossa universidade, sem retorno e/ou custo financeiro para nossa instituição, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro abre suas portas para o evento “Campos Race – Circuito Campista de Corrida de Rua/Etapa UENF”, no dia 07/05/16 (sábado).
Às 16h haverá uma caminhada em defesa da UENF, em que toda comunidade universitária e sociedade estão convidadas a participar.
O circuito contará com provas de 5Km, 10km e 90 min, possuindo toda estrutura de apoio e segurança para os atletas. As provas oficiais terão inicio às 17h. O evento não impedirá a mobilidade de quem desejar entrar ou sair da UENF no período que as corridas estiverem sendo realizadas.
Detalhes adicionais na página do evento:
http://sites.minhasinscricoes.com.br/CamposRaceUenf
https://www.facebook.com/events/1002244203196947/

20/04/2016 – RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – Nesta manhã de terça-feira, foi realizada reunião na Reitoria para tratar do funcionamento do Restaurante Universitário. Estavam presentes o Reitor, prf Passoni, o Chefe de Gabinete, o Prefeito, representantes do DCE e representantes da empresa MMW, que opera o RU. Acordou-se que o Restaurante Universitário voltaria a funcionar a partir do dia 25/04, próxima segunda feira, para almoço e janta, e que a empresa MMW apresentaria proposta para redução de custos. Ao mesmo tempo, será permitida ampliação do número de usuários do RU, conforme contrato vigente.

19/04/2016 – ESPORTES – A Prefeitura da UENF informa que, em apoio ao INTERENG (Jogos Integrados de Engenharia 2016) e por solicitação da Associação Atlética de Engenharia da UENF, a delegação de estudantes da UERJ ficará alojada nas duas quadras (Reitoria e CCH).
Os estudantes da UERJ utilizarão os dois espaços no período de 20/04 (a partir de 23h) a 24/04 (até às 17h).

18/04/2016 – RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – A empresa MMW comunicou à Reitoria da UENF que suspenderá o fornecimento das refeições do Restaurante Universitário (RU) a partir de hoje (18/04/16). A Reitoria está tomando providências no sentido de restabelecer o funcionamento do Restaurante.

15/04/2016 – RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – A prefeitura da UENF informa que nesta sexta-feira (14/04) o Restaurante Universitário funcionará para o almoço. Foi realizado o pagamento das notas fiscais referentes aos meses de janeiro e fevereiro, utilizando recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST). Estamos trabalhando para que, na próxima semana, a situação dos trabalhadores da empresa prestadora de serviços de alimentação possa ser resolvida e, consequentemente, termos a volta à normalidade dos serviços no Restaurante Universitário.

13/04/2016 – RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – A Prefeitura informa que, por motivo de paralisação dos funcionários da empresa que faz as refeições, o Restaurante Universitário não funcionará a partir de hoje (13/04) para almoço e janta. A Reitoria está atuando para que a regularização dos pagamentos atrasados possa ser feita e o funcionamento do RU retorne o mais rápido possível.

11/04/2016 – RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO – A Prefeitura da UENf informa que o valor da refeição no Restaurante Universitário, para a categoria de servidores/outros, será reajustada para R$6,47 a partir de 11/04/2016. O índice de reajuste está em conformidade com o contrato firmado entre a UENF e a empresa MMW IRMÃOS ALIMENTOS LTDA. Para as demais categorias – cotistas, graduados e pós-graduados –, não houve alteração e continuarão pagando o valor atual das refeições.

11/04/2016 – VIGILÂNCIA – A Prefeitura da UENF está reestruturando o sistema de vigilância no campus universitário. A partir de maio, além dos vigilantes, haverá outras duas categorias: a do zelador e a do recepcionista. Cada prédio terá um recepcionista, enquanto os zeladores atuarão por setores dentro do campus. — O objetivo das mudanças é melhorar a eficácia do serviço de vigilância, como também a manutenção física dos prédios — explica o prefeito da UENF, Rogério Castro. Segundo o prefeito, o Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) — que prevê a presença contínua de policiais militares dentro do campus universitário — será mantido. Os contratos com as empresas de vigilância foram prorrogados por um mês para que haja tempo hábil para a conclusão dos trâmites burocráticos e a entrada em vigor dos novos contratos. Veja mais aqui.

11/04/2016 – TRANSPARÊNCIA – A Prefeitura da UENF está disponibilizando em seu site a página ” Transparência”. A página traz informações sobre contratos de execução de obras e prestação de serviços a cargo da Prefeitura da UENF. — No local é possível encontrar todas as informações sobre os contratos e processos, de forma clara e transparente, bem como informações sobre as comissões fiscalizadoras, entre outras – disse o prefeito da UENF, Rogério Castro. O site da Prefeitura da UENF pode ser acessado no Portal da UENF, entrando na seção “Institucional” e depois em “Diretorias da Reitoria”. Clique aqui para entrar na página Transparência.


Prefeitura da UENF
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Av. Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28013-602