BREVE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL DA UENF
O Serviço Social da UENF foi implantado em 1997, em resposta as demandas dos alunos e servidores. Trabalho implantado e desenvolvido pela Assistente Social Maria Helena Barros Barbosa.
Em 2001, a universidade realiza o 1o Concurso Público para Técnico de Nível Superior em Serviço Social. No ano de 2002, ingressam na Universidade 3 Assistentes Sociais, Solange de Oliveira Reis, Stela Carvalho e Rosangela Silva Cavalcante.
Até o ano de 2004 as Assistentes Sociais trabalhavam juntas. Contudo, em 04 de fevereiro de 2005, por decisão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, expôs a determinação do Colegiado Executivo, ficou determinado cada Assistente Social atuaria em um diferente centro da Universidade.
Com a extinção da FENORTE, a servidora Rossana Florencio Machado Ribeiro passa para o quadro permanente da UENF, fazendo opção de atuar no CBB. De 2011 a 2019 as Assistentes Sociais desenvolveram suas atividades de forma descentralizadas nos Centros .
Em julho de 2020 o Magnifico Reitor Prof. Dr. Raul Palacio determina junto o COLEX de 16/07/2020 a unificação das Assistentes Sociais, instituindo dessa forma o “Setor de Serviço Social” da UENF. De 2020 e 2022 as ações do Serviço Social ocorreram de forma remota em decorrência a pandemia de COVID 19.
Com o retorno das atividades presenciais na universidade, um novo de campo de estágio em Serviço Social é aberto. o Serviço Social da UENF está vinculado a Reitoria, composto por três
assistentes sociais, atuando no mesmo setor, no prédio da Administração, térreo.
No dia 01/07/2023 o Magnifico Reitor Prof. Dr. Raul Ernesto Lopez Palacio, transfere o setor de Serviço Social para a PROAC, o mesmo é composto por três assistentes sociais, atuando no mesmo setor, no térreo do prédio da Administração.