Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. O plano indica 17 Objetivos e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas neces­sárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Os 17 ODS incluem áreas de extrema importância tais como mudanças climáticas, igualdade econô­mica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os Objetivos são interli­gados – muitas vezes a chave para o sucesso em um envolverá questões associadas com outro objetivo.

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para colocar o mundo em um caminho sustentável é urgente­mente necessário tomar medidas ousadas e trans­formadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é imprescindível harmonizar crescimento econômico, inclusão so­cial e proteção ao meio ambiente para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades. Se cumprirmos estas metas, seremos a primeira geração a erradi­car a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A UENF faz a sua parte junto a Agenda 2030 da ONU

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) realiza pesquisas com a participação da Iniciação Científica e Tecnoló­gica, abordando temas que estão propostos na Agenda 2030. Em uma série especial, a Revis­ta “Conhecendo a Ciência” está apresentando exemplos destas pesquisas dentro dos te­mas dos ODS. Algumas delas já foram o foco da 20ª edição, como a Erradicação da pobreza; Educa­ção de qualidade; Igualdade de gênero e Redução das desigualdades.

Dando continuidade a essa série especial, apre­sentamos nesta edição um segundo bloco de pesquisas inseridos em outros objetivos: Saú­de e bem-estar; Água limpa e saneamento; Energia limpa e acessível; Vida na água e Vida terrestre. Todas elas com a participação de estudan­tes de Iniciação Científica e Tecnológica.

Por Jane Ribeiro

Retornar à home da Revista